Muitas pessoas se perguntam como fazer o cabelo crescer mais rápido. Será que existem métodos que podem ajudar o cabelo a crescer rápido e forte?

Existem vitaminas que ajudam neste processo? Tem como fazer o cabelo crescer em 1 dia ou 1 semana? Tentaremos responder aqui algumas dúvidas muito comuns sobre o crescimento do cabelo.

Só para ter uma ideia, nosso cabelo cresce 1,25 cm por mês, o que dá um total de 15 cm por ano! Confira algumas dicas.

Como fazer o cabelo crescer mais rápido

Coma alimentos com Biotina (vitamina H ou B7) e vitamina B6

A Biotina, vitamina B7, e a vitamina B6 são vitaminas que ajudam a transformar comida em energia para o corpo. Elas também auxiliam no metabolismo de gorduras, carboidratos e aminoácidos, estes últimos são as unidades formadoras das proteínas.

O cabelo começa a crescer a partir da raiz do folículo, que é composto de células de proteína. Por isso precisamos comer uma dieta rica em proteínas, mas também alimentos ricos em biotina e B6, para facilitar a formação destas proteínas.

Os alimentos que possuem maior quantidade destas vitaminas são:

  • Biotina – nozes, carnes, peixes, leite, amêndoas, amendoim, ovos, abacate, couve-flor e outros
  • B6 – semente de girassol, banana, salmão cozido, bacalhau, truta, ervilha, inhame, nozes, fígado, suco de ameira, alho e outros

Existem suplementos vitamínicos que são vendidos a vontade pela internet, mas não são aconselhados seu uso sem acompanhamento médico. A ingestão de vitaminas em excesso pode acarretar problemas graves para saúde.

Como fazer o cabelo crescer mais rápido
Como fazer o cabelo crescer mais rápido e forte

Use condicionador sempre que lavar, mas não use shampoo!

Sempre que lavar o cabelo é importante passar condicionador, para substituir os lipídios e proteínas dentro do cabelo, além de selar a cutícula para ajudar a evitar danos e fazer o cabelo crescer e ficar mais saudável.

No caso do shampoo é importante não usar sempre pois o shampoo remove a sujeira e acúmulo de produtos, mas também remove óleos essenciais que mantém os fios macios e saudáveis. Quando passar shampoo aplique apenas no couro cabeludo e esfregue, não esfregue no cabelo todo. Depois deixe a água remover o shampoo e ir passando pelo restante do cabelo confome vai saindo, sem esfregar.

Passe água fria quando acabar o banho

Assim que terminar o banho ligue e água fria e deixe cair nos cabelos. A água fria vai deixar a camada externa do cabelo mais suave, ajudando a evitar perda de umidade e danos pelo calor. É só abrir a água fria, deixar cair na cabeça por alguns segundos e desligar.

Massagem no couro cabeludo com óleo de coco e jojoba

Aplique 240 mL de óleo de coco misturado com uma colher de chá de óleo de jojoba. Faça massagem no couro com cabelo úmido. Deixe agir por 10 minutos depois lave com água, xampu e condicionador normalmente.

Estes óleos enchem o cabelo de ácido graxo e quando lava com xampu ajuda a fixá-los mais ainda nos cabelos.

Apare os cabelos regularmente

É importante aparar os cabelos uma vez a cada três meses para remover as pontas duplas. Isto vai balancear o crescimento do cabelo, pois irá remover a parte danificada e quebradiça.

Não escove demais os cabelos

Não escove os cabelos por mais de 5 a 10 minutos por dia. As pessoas acham que escovando os cabelos estará fazendo eles crescerem, mas esta teoria é errada. A escovação estimula o couro cabeludo, libera óleos naturais e ajuda a espalhar este óleo para o restante do cabelo. Por isso não escove demais senão você vai remover estes óleos e deixará o cabelo quebradiço.

Não use fronhas de algodão

Isto mesmo, não é aconselhado o uso de fronha de travesseiro de algodão pois eles causam muita estática prejudicando o cabelo. O recomendado é usar fronha de seda.

Beba bastante água

A água é a cura de todos os males! Não, mas quase isso. Até para saúde dos cabelos é recomendado tomar bastante água, no mínimo 8 copos por dia. A água remove as toxinas e ajuda a o corpo a funcionar corretamente.

Não prenda os cabelos na toalha ao sair do banho!

Quando os cabelos estão molhados eles estão frágeis e podem quebrar facilmente. Prendendo na toalha irá causar danos irreparáveis. O recomendado é ir dando tapinhas com a toalha para ir secando, ao invés de esfregá-los.

Lave os cabelos com vinagre e água

A lavagem com vinagre ajuda no crescimento e faz o cabelo parecer mais brilhoso e saudável. Basta aplicar uma mistura de duas colheres de sopa de vinagre em um litro de água. Deixe alguns minutos e enxágue, vai funcionar como um condicionador natural. Faça este processo de vez em quando.

Não lave os cabelos com água muito quente!

É importante não deixar a água quente demais ao lavar os cabelos, isto deixa os cabelos muito secos e quebradiços. Sempre use água mais para fria do que quente.

Como fazer o cabelo crescer mais rápido em 1 dia ou 1 semana?

A verdade é que tem que ter paciência! Se o cabelo normalmente cresce 1,25 cm por mês, então em uma semana ele vai crescer 0,31 cm. Não tem como aumentar este comprimento, é a natureza humana, nem muito menos fazer o cabelo crescer em um dia. O que você pode fazer é seguir alguns métodos acima para que o cabelo não fique quebradiço e prejudique seu crescimento.

Estas são algumas dicas de como fazer o cabelo crescer mais rápido. Como explicado anteriormente, não existe milagre! Você pode cuidar dos cabelos para eles crescerem saudáveis e fortes, mas não tem como aumentar os centímetros de crescimento absurdamente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.