Você conhece os benefícios da queratina para os cabelos? Neste post, mostramos o quanto ela pode fazer a diferença em seus cabelos.

A queratina é um tipo de proteína protetora que faz parte do nosso cabelo, pele e unhas. Ela também pode ser encontrada em nossos órgãos internos e glândulas. Pode ser derivada de lãs de animais, penas, chifres e usada para fazer cosméticos para cabelo.

Como está presente naturalmente no nosso cabelo, muitas pessoas acreditam que suplementos e produtos de queratina podem ajudar a fortalecer o cabelo. Mas será que é verdade? Quais os benefícios da queratina para os cabelos? Eles ficam mais saudáveis usando queratina? Pode usar queratina no cabelo loiro? Como usar?

Benefícios da queratina para os cabelos

Algumas pessoas reportam que o cabelo fica mais macio e mais fácil de pentear quando fazem tratamento com queratina. Mas é importante ressaltar que os efeitos podem variar em cada pessoa uma vez que ele vai depender do cabelo ser saudável ou não, da espessura do cabelo e do tipo de tratamento com queratina usado.

Normalmente a queratina funciona suavizando as células que se sobrepõem para formar os fios do cabelo. As camadas externas de células que são chamadas de cutículas, absorvem a queratina, resultando em um cabelo cheio e brilhante. Além disso deixa o cabelo crespo com menos frizz.

Benefícios da queratina para os cabelos
Benefícios da queratina para os cabelos e efeitos colaterais de tratamentos

Tratamentos e suplementos

O tratamento com queratina pode ser realizado em salão de beleza e normalmente são várias etapas. Ele pode ser aplicado em todos os tipos de cabelo, inclusive nos loiros. Primeiro é aplicado o creme com formaldeído em todo cabelo. Depois tem que ser feita uma escova ou chapinha para esticá-lo. A pessoa precisa deixar o cabelo sem lavar por três ou quatro dias. No término deste tempo ela terá que voltar no salão para terminar o tratamento com outros produtos. O tratamento costuma durar três meses.

Além deste tratamento existem serums, shampoos e condicionadores com queratina, mas não funciona exatamente como o tratamento do cabeleireiro.

Também existem suplementos de queratina em cápsulas ou pó à venda em lojas de produtos naturais. Não abuse de suplementos pois proteínas demais podem causar problemas no corpo.

Riscos e efeitos colaterais

Quem sofre de psoríase ou Dermatite Seborreica devem procurar o médico antes de fazer tratamento com queratina!

O uso contínuo de chapinha no cabelo pode causar quebra dos fios, danificando os folículos. Converse com cabeleireiro sobre alguma outra maneira de esticar que não seja tão agressiva.

Você também precisa ficar de olho na quantidade de formaldeído usado no tratamento com queratina feito no salão de beleza. O formaldeído é tóxico está ligado a vários problemas de saúde, especialmente para as pessoas que trabalham com ele todos os dias, alguns inclusive reportam problemas respiratórios e sangramento nasal.

Grávidas não devem realizar tratamentos de beleza com formaldeído. Nem pessoas com problemas respiratórios. Caso tenha uma reação, alergia, entre em contato com o médico imediatamente.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.