Como cuidar dos cabelos com química

Ah a química nos cabelos! Geralmente elas fazem maravilhas, nos deixam lindas, mas com o tempo o cabelo começa a pedir socorro. Por mais que o resultado final seja muito satisfatório, os produtos químicos agridem demais os fios. Sendo assim, hoje trazemos no post várias dicas para cuidar dos cabelos com química, afinal, ninguém quer ficar careca!

Sabemos que o alisamento, a coloração ou a descoloração podem ser um mal necessários. Você não precisa se privar disso, mas tenha em mente que deverá redobrar os cuidados com seus cabelos, caso não queira sofrer com a queda dos fios.

Várias dicas para te ajudar a cuidar dos cabelos com química

Cuidar de cabelos com química

Não precisa ficar preocupada que não se tratam de dicas complicadas ou que farão você gastar uma fortuna. São cuidados básicos que você deve ter para evitar os danos que podem ser causados por produtos químicos.

Use shampoo e condicionador específicos para cabelos com química

Preste atenção na hora de comprar seu próximo shampoo e condicionador. Eles devem ser específicos para cabelos tingidos ou alisados quimicamente. Isto é importante pois eles são mais focados na hidratação dos fios que sofreram a agressão e ainda possuem substâncias antioxidantes, que ajudam a manter a cor por mais tempo ou a duração do alisamento.

Como cuidar de cabelos com química

Faça hidratação nos fios pelo menos uma vez por semana

Hidratação é fundamental, ainda mais depois de colorações, descolorações ou alisamentos. Separe um tempo de sua semana para aplicar cremes hidratantes nos cabelos ou então fazer uma hidratação caseira. Evite produtos com excesso de queratina pois ela pode endurecer os fios quando usada em grande quantidade. Prefira produtos com lanolina, aloe vera (babosa), proteínas da seda ou ceramidas.

Leia também: Como fazer shampoo caseiro.

Use um “leave-in” para proteger os fios

Se você precisa secar o seu cabelo com secador, procure usar um “leave-in” ou os famosos cremes para pentear. Desta forma o calor não agride ainda mais os fios e aumenta a duração do efeito de uma escova progressiva, por exemplo.

Lave os cabelos com a água mais fria possível

Procure lavar os cabelos com água morna ou fria. Jamais use água quente pois ela remove a oleosidade natural dos fios e pode causar ainda mais ressecamento.

Evite muita exposição ao sol

Você sabia que os cabelos também precisam de proteção solar? Sim, os raios UVA e UVB agridem demais os fios e podem ajudar a oxidar a sua tintura ou então reduzir a duração da progressiva.

Em quanto tempo posso aplicar uma nova química no cabelo?

Esta é uma pergunta muito comum de pessoas que fazem alisamento ou coloração nos cabelos. O ideal é dar um intervalo de pelo menos três meses entre uma aplicação e outra. Assim, não há necessidade de fazer aplicações onde já existe o produto e o cabelo também ganha a chance de “descansar”.

Como você pode perceber, são cuidados bem simples que podem manter a saúde dos seus cabelos por mais tempo. Seguindo as dicas, além de prolongar o resultado da sua química por mais tempo, você diminui as chances de quebras e danos ao seu cabelo.

Tem mais alguma dica que possa ser útil pra gente para cuidar dos cabelos com química? Diz aí na área de comentários!