É muito ruim quando estamos com a garganta inflamada, até engolir a saliva parece que está passando uma lixa. É uma dor que incomoda bastante. Mas existem alguns remédios caseiros para dor de garganta que vão ajudar a aliviar a dor e até curá-la.

Conheça agor aos tratamentos caseiros mais conhecidos para tratar garganta inflamada dolorida.

Remédios caseiros para dor de garganta

Mel natural

Sim, o mel  possui propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas que ajudam a tratar a garganta inflamada. Ele acalma a garganta e alivia o inchaço, além de reduzir a secreção e tosse. Também é antioxidante pois contém compostos fenólicos, peptídeos, ácidos orgânicos e enzimas.

Um estudo descobriu que o mel era mais eficaz em diminuir a tosse do que os supressores de tosse vendidos em farmácias. Outro estudo mostrou que o mel tem efeitos inibitórios contra 60 espécies de bactéria e algumas espécies de fungos e vírus.

Você pode adicionar o mel na água morna ou no chá ou ainda colocar na água quente com limão.

Alho

Um dos princípios ativos do alho moído é a alicina, que possui propriedades antimicrobianas e antibacterianas, conseguindo combater inclusive E.coli. Também possui propriedade antiviral, antiparasitária e antifúngica.

Remédios caseiros para dor de garganta
Remédios caseiros para dor de garganta

Caldo de osso

Sim, hoje em dia o caldo de osso vem sendo usado para as mais diversas finalidades, inclusive nas dietas para emagrecimento. Ele também é recomendado para quem está com dor de garganta.

Um estudo mostrou que a canja de galinha reduz inflamação no sistema respiratório. O caldo de osso ajuda você a se manter hidratado. É rico em nutrientes, fácil de digerir e rico em sabor. Contém minerais essenciais como cálcio, magnésio e fósforo, que o corpo consegue absorver facilmente.

Água

É, parece mentira mas não é. A água, sim a água, pode ajudar a combater garganta inflamada. Se mantendo hidratado ajuda a expulsar os vírus e bactéria do sistema. É recomendado que a pessoa tome 240 mL de água a cada duas horas.

Quem quiser pode misturar a água quente com limão, gengibre ou mel, para facilitar.

Frutas com vitamina C

A vitamina C melhora a imunidade e diminui o estresse. É recomendado comer frutas como kiwi, morango, laranja, goiaba ou comer couve e outros legumes ricos em vitamina C. Se não for possível comer, tome o suco destar frutas, mas com os gomos sem coar.

Alcaçuz

O alcaçuz é um potente expectorante, ajuda a soltar e expelir o catarro/secreção da garganta. Ele alivia a irritação e reduz a inflamação. Além disso possui atividades antivirais e antimicrobianas.

Durma e descanse

Em qualquer resfriado e gripo é recomendado que a pessoa durma e durma bem. Tente dormir de 9 a 10 horas até começar a se sentir melhor. Ao dormir bem a pessoa melhora o sistema imunológico ficando mais fácil combater a doença.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.