Quais os benefícios do cloreto de magnésio?

Quais os benefícios do cloreto de magnésio para saúde? O cloreto de magnésio é um tipo de sal utilizado como suplemento, com intuito de melhorar a saúde daqueles que estiverem com níveis de magnésio baixo no sangue. Alguns sites afirmam que ele pode curar o câncer, depressão e asma, além de prevenir contra milhares de doenças. Mas será que isso é verdade mesmo? É aconselhável tomar suplemento sem indicação médica? Tem algum perigo para saúde? Iremos tirar estas dúvidas no post.

Curiosidades sobre o magnésio no corpo

O magnésio é o quarto mineral mais abundante no corpo e está envolvido em processos de síntese proteica, crescimento celular e produção de energia. Além de ter papel na função do sistema nervoso, controle muscular, pressão sanguínea e regulação do açúcar no sangue.

A principal maneira de obtermos o magnésio é pela dieta, em média uma pessoa ingere 360 mg por dia pelos alimentos. Ele está presente nas sementes de abóbora, de chia, amêndoas, espinafre, caju, amendoim, cereais, feijão, entre outros.

Quais os benefícios do cloreto de magnésio?
Quais os benefícios do cloreto de magnésio?

O magnésio desses alimentos entra na corrente sanguínea e é absorvido em vários locais do intestino. Já sua excreção é controlada pelos rins, para manter os níveis estáveis. Pessoas que utilizam medicamentos diuréticos, podem ter os níveis de magnésio reduzidos ou aumentados no sangue, dependendo do medicamento. Existem outros remédios que também influenciam os níveis de magnésio, a maioria afeta o processo de filtração nos rins.

Baixos níveis de magnésio no sangue estão associados à hipertensão, doenças do coração e diabetes.

Benefícios do cloreto de magnésio

Talvez ajude a regular os níveis de açúcar no sangue – alguns estudos têm mostrado que pessoas que consomem magnésio, têm menos risco de desenvolver diabetes tipo 2. Outro review sugere que os suplementos podem aumentar a sensibilidade à insulina, em pessoas com distúrbios metabólicos da glicose.

Talvez ajude a reduzir a hipertensão arterial – estudos sugerem que suplemento de magnésio pode ajudar a reduzir a pressão arterial alta. Um estudo reportou que 368 mg de magnésio por dia, durante três meses, reduziu a pressão sistólica em 2 mmHg e a diastólica em 1.78 mmHg. E os efeitos continuaram a melhorar com o passar dos meses.

Talvez melhore o desempenho atléticoalguns estudos sugerem melhora na performance atlética quando o atleta consumiu uma pequena dose logo antes da atividade física. Mas outros estudos sugerem que não há melhora significativa para aqueles que já ingeriram magnésio suficiente em sua dieta.

Talvez promova a saúde dos ossos – o magnésio é crucial para manter a saúde dos ossos e proteger contra perda óssea. Alguns estudos sugerem que baixos níveis de magnésio no sangue, estão relacionados a um maior risco de osteoporose. Outro estudo mostrou que o consumo de magnésio reduziu em três vezes o risco de fraturas ósseas.

Além disso, dietas ricas em magnésio parecem reduzir o risco de derrame, mas a suplementação não.

Apesar dos benefícios reportados por alguns estudos, ainda são necessários mais estudos com suplementos de magnésio, para que esses benefícios possam ser realmente comprovados.

Tem algum malefício no uso do cloreto de magnésio?

De acordo com pesquisas realizadas, não foram observados efeitos colaterais relacionados ao consumo do magnésio pelos alimentos. Mas no caso de suplementos, pode sim ocorrer efeitos desagradáveis como diarréia, que costuma ocorrer com quem ingere 350 mg ou mais por dia. Algumas pessoas também reportaram náusea, vômito e tontura.

Casos de hipermagnesemia, excesso de magnésio no sangue, foram reportados em pessoas com problemas renais. A hipermagnesemia pode causar hipotensão, depressão respiratória e parada cardíaca.

Em pessoas sem problemas renais, o uso de suplemento de magnésio tem sido considerada segura. Deve-se ficar atento com sua interação com outros medicamentos.

Mesmo assim, o ideal é sempre tentar obter o magnésio pela dieta e não por suplementos. Cerca de 50% do magnésio ingerido na alimentação é absorvido pelo corpo. Portanto, utilize suplemento apenas com indicação médica.

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