Alimentos permitidos na dieta low carb

Nós já mostramos para vocês aqui no blog o que é a dieta low carb e porque a longo prazo ela é uma das melhores opções para quem quer emagrecer sem sofrer. Hoje nós falaremos sobre os alimentos permitidos na dieta low carb.

Uma das dúvidas que mais aparecem para quem está querendo mudar a alimentação e adotar a filosofia low carb, é justamente saber o que comer. Ainda existem pessoas que acham que a dieta low carb nada mais é do que a dieta da proteína, mas o fato é que a dieta low carb é uma dieta baseada em vegetais e não em proteínas. As proteínas são um complemento importante na sua alimentação, mas não podem ser a base de tudo.

Quais são então os alimentos permitidos na dieta low carb (baixo carboidrato)?

Alimentos permitidos na dieta low carb
Na dieta low carb, mesmo com a restrição aos carboidratos, você ainda fica com uma variedade muito grande de alimentos para consumir.

Para ser sincera, seria muito mais fácil fazer uma lista do que não devemos comer, pois a alimentação na dieta low carb é bem ampla e existe uma infinidade de possibilidades para você montar as suas refeições.

Carnes

Você pode comer carnes de todos os tipos (peixes, aves, carne suína e bovina, miúdos)  e preparadas das mais diversas maneiras. Pode grelhar ou assar usando azeite, banha de porco ou outra gordura saudável.

Resumindo: Você pode comer frango, carne, porco, avestruz, javali, codorna, camarões, peixes, mexilhões, etc. Você deve inclusive manter a gordura natural dos alimentos. Claro, você não obrigado a comer se não curte, mas se curtir, não há problema algum em consumir.

Verduras e legumes

Verduras e legumes são comida de verdade. Alguns ricos em amido como a batata inglesa, batata doce e aipim costumam ser evitados por pessoas que desejam perder peso. Se você já atingiu a sua meta ou então quer apenas ter uma alimentação saudável, nada impede você de ingerir também estes alimentos.

Use e abuse de folhas escuras como espinafre, rúcula, agrião que são ricas em cálcio e fibra para manter a saciedade por mais tempo.

Resumindo: Você pode comer alface, cebola, cenoura, rúcula, beterraba (com moderação), abobrinha, abóbora, chuchu, pepino, rabanete, nabo, aspargos, palmito, couve-flor, alcachofra, brócolis, bertalha, couve, vagem, quiabo, dentre outros.

Ovos são permitidos?

Sim, você pode comer ovos preparados das mais diversas maneiras. Fritos, cozidos, em omeletes… Da maneira que preferir. A quantidade vai depender da sua necessidade e saciedade. Na verdade os ovos são verdadeiros coringas pois podem ser consumidos desde o café da manhã até o jantar.

Frutas são doces da natureza

Isso mesmo. Frutas são ricas em frutose, que dentro do nosso organismo se transformam em açúcar e aumentam a produção de glicose. Por isso, se o seu desejo é emagrecer, você deve evitar frutas ricas em frutose como banana, maçã, melancia. No início, prefira frutas com baixo índice glicêmico como morango, limão, abacate. Mas claro, sem exageros.

O que evitar  de qualquer maneira!

  • Açúcar (seja demerara, light, refinado, mascavo, de coco, etc)
  • Grãos (arroz, mesmo o integral, lentilha, feijão, quinoa, etc)
  • Pães, mesmo os integrais
  • Leite (o leite contém lactose, que nada mais é do que o açúcar do leite)

Não tenha medo!

Ao ler sobre os alimentos permitidos na dieta low carb, dá um pouquinho de medo mesmo e com certeza você deve estar se fazendo perguntas como: Será que eu vou enjoar da comida? Será que eu vou conseguir viver sem comer pão no café da manhã?

Assim como você eu também tinha estas dúvidas, principalmente sobre o pão. Não me imaginava tomando café da manhã sem pão. Só que acabei perdendo até o hábito do café da manhã. Como na low carb a gente só come quando se tem fome, quando ela aparece já passou do meio dia e eu como um bom prato de legumes e algum tipo de proteína. E quando há a exceção de aparecer a fome logo quando se acorda, não há nada que um ovo ou o que sobrou do jantar do dia anterior não resolva.

O que não faltam são sugestões de sopas low carb (ótimas para dias frios) e cardápios low carb espalhados por aí. Com tantos alimentos permitidos na dieta low carb, tudo que você precisa fazer é começar. Uma coisa que descobri depois que aderi a dieta low carb é que é muito mais fácil do que se imagina e dificilmente você irá querer outro estilo de vida.