Como parar de ter insônia

Como parar de ter insônia? Quem tem problemas para dormir, sabe como isso atrapalha no dia a dia. O sono bem dormido, ajuda o corpo a combater infecções e manter-se saudável, melhorando o equilíbrio mental, emocional e físico. Além disso, é extremamente importante para o bom funcionamento do cérebro. Se você sofre de insônia e não sabe mais o que fazer, neste post falaremos um pouco sobre seus sintomas, causas e o que fazer para tentar superar o problema.

Quais os sintomas e causas da insônia?

A insônia, ou incapacidade de dormir, pode ser um problema de curto prazo ou crônico. Seus sintomas mais comuns são:

  • cansaço geral
  • sonolência durante o dia
  • irritabilidade
  • problemas para concentração ou de memória
  • depressão
  • dor de cabeça

Suas principais causas são o estresse, ansiedade e preocupação. Mas também pode ser causada por algum desconforto físico ou emocional, ou por fatores ambientais como cama desconfortável, barulhos, luz, temperatura muito quente ou muita fria, bebida alcoólica, cafeína, nicotina e medicamentos.

O que fazer para parar de ter insônia?
Como superar a insônia?

O que fazer para parar de ter insônia?

Existem várias coisas que você pode fazer para tentar superar a insônia e deixar o sono mais saudável:

  • Tenha horários regulares de sono – vá dormir e acorde no mesmo horário todos os dias, dormindo após anoitecer e acordando pela manhã com o sol.
  • Evite telas de dispositivos – evite utilizar celular, computador ou televisão logo antes de dormir, a luz da tela pode afetar os ritmos circadianos, indicando para o cérebro que ainda não é hora de dormir e, consequentemente, atrapalhando seu sono.
  • Faça algo relaxante uma hora antes – tomar um banho ou ler um livro, por exemplo, podem ajudar a relaxar e a pegar no sono.
  • Tenha certeza do quarto estar escuro suficiente – apague qualquer luz que possa atrapalhar o sono, luz acesa atrapalha pois indica ao cérebro que ainda não é hora de dormir.
  • Evite consumo de cafeína após as 15 horas – a cafeína permanece no corpo por bastante tempo após seu consumo. Ela é um estimulante e atrapalha o ciclo do sono.
  • Evite consumo de bebida alcoólica – qualquer tipo de bebida alcoólica pode fazer você acordar durante a noite, interferindo na qualidade do sono. Algumas pessoas acreditam que ela ajude a dormir, mas é justamente o contrário, a bebida não permite que você atinja a fase REM do sono profundo. Você até irá dormir, mas não se sentirá descansado.
  • Faça exercícios regulares o exercício diário ajuda a utilizar a energia do corpo e liberar endorfina, que podem melhorar a qualidade do sono. Evite o exercício físico pelo menos 4 horas antes de dormir.
  • Faça contagem da respiração – respire profundamente algumas vezes e faça contagem enquanto inspira e expira. Você pode contar de 0 a 20 ou fazer contagem regressiva de 20 a 0. Puxe o ar profundo contando 1 e solte devagar, quando puxar o ar novamente conte 2, e assim por diante. Repetindo a contagem ao chegar no 20 ou no 0, e não tiver adormecido.

Existem produtos naturais que podem ajudar a dormir melhor como a lavanda, valeriana ou melatonina. Mas esses produtos não devem ser utilizados por longo prazo. Caso a insônia não passe, procure acompanhamento médico, para indicar um melhor tratamento para seu problema.

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