Como parar de sentir sono e cansaço

Como parar de sentir sono e cansaço o tempo todo? Existem vários motivos para você se sentir constantemente cansado e sonolento ou sem energia. Normalmente atribuímos o esgotamento ao estilo de vida corrido. Mas este cansaço e ansiedade podem afetar a qualidade de vida, ou até indicar problemas de saúde. A seguir falaremos um pouco sobre as causas mais comuns para sonolência e cansaço constantes. E trazemos algumas dicas do que fazer para amenizar ou acabar com o problema.

Quais as causas para sonolênica e cansaço constantes?

Como falamos no início do post, existem vários motivos para este cansaço e sonolência que parecem não ter fim. Alguns deles podem ser:

Qualidade e quantidade de sono

Quando a pessoa dorme demais durante a noite ou quando não dorme o suficiente, com sono cortado devido a barulhos, luz, insônia ou algum outro problema, pode atrapalhar o marcapasso cerebral que controla o ritmo circadiano (ciclo circadiano) e levar ao esgotamento.

Para quem não sabe, o ritmo circadiano é o período de 24 horas em que o relógio biológico dentro do nosso corpo mantém as atividades e processos biológicos. Ele quem determina os períodos de maior e menor energia, e está relacionado com o ciclo do dia e da noite, mais especificamente do claro e do escuro. Ele é diretamente influenciado pela exposição dos olhos à sinais luminosos, pois são os estímulos luminosos que reduzem a produção do hormônio melatonina pela hipófise, deixando-nos alertas durante o dia. Durante a noite a produção de melatonina pela hipófise aumenta, induzindo o sono. Por isso é tão importante evitar estímulos luminosos de televisão, celular e computador, antes de dormir.

Outra razão de má qualidade do sono é a apnéia do sono, condição que impede que você entre na fase mais profunda do sono e, consequentemente, acorda cansado. A apnéia do sono também está ligada à outras doenças como pressão alta, derrame, diabetes e outras.

Como parar de sentir sono e cansaço o tempo todo
Como parar de sentir sono e cansaço o tempo todo

Alimentação

Se você não estiver se alimentando de forma correta, sem alguns nutrientes essenciais, pode levar à fadiga. Isso porque falta de sono e cansaço estão diretamente relacionados à deficiência de magnésio, ferro, vitamina D e vitamina B12.

Além disso, a baixa ingestão de água durante o dia pode levar à desidratação e consequentemente ao cansaço. Cafés e chás com cafeína, podem atrapalhar o sono noturno, desregulando o ritmo circadiano.

Exercícios físicos

O excesso de exercício físico pode fazer com que você se sinta cansado por dias, e até mesmo semanas. Tenha certeza de se alimentar corretamente e programar dias de descanso.

Síndrome de fadiga crônica (SFC)

É uma condição cujo sintoma é a presença de cansaço intenso que pode piorar com atividade física ou mental, e não melhora quando a pessoa fica em repouso. Ela pode durar por seis meses ou mais e sua causa é desconhecida. Outros sintomas que podem ocorrer junto são: dificuldade com a memória ou concentração, dor de garganta, presença de gânglios (íngua) dolorosos no pescoço ou nas axilas, dores musculares e nas juntas, dor de cabeça e sono não reparador.

Condições médicas

Alguns problemas de saúde podem levar ao cansaço constante e sonolência. Entre elas estão a anemia e a hemocromatose (rara desordem genética), que são a falta e o excesso de ferro no organismo, respectivamente.

Nosso corpo usa o ferro produzir hemoglobina, responsável pelo transporte do oxigênio dos pulmões para outras partes do corpo, e para produzir mioglobina, que transporta oxigênio para os músculos. A falta de ferro resulta na falta dessas duas proteínas vitais, prejudicando o transporte do oxigênio e causando tensão no coração.

Outras condições médicas que causam cansaço constante

  • Doença da tireóide – glândula que produz hormônio tiroxina, responsável pela regulação do metabolismo.
  • Diabetes – a glicose é o combustível para nosso organismo. Pessoas com diabetes não podem usar a glicose de forma eficaz, pois ela se acumula no sangue.
  • Doença celíaca – doenção relacionada ao gluten que afeta o sistema imunológico.
  • Síndrome das pernas inquietas – desejo quase irresistível de mover as pernas, geralmente à noite, podendo perturbar o sono. Pode deixar você sonolento e cansado durante o dia.
  • Febre glandular – infecção viral que afeta adolescentes e jovens e causa fadiga por meses.
  • Ansiedade – o transtorno de ansiedade generalizada (TAG), causa ansiedade intensa e permanente, e interfere nas atividades diárias, levando ao cansaço constante.
  • Depressão – é uma doença que afeta a vida diária e seus sintomas podem durar anos (se não tratados). Cansaço constante e insônia são sintomas característico da depressão.
  • Pressão baixa
  • Síndrome do intertino irritável

Como parar de sentir sono e cansaço?

A primeira coisa a fazer é manter um diário de anotações com tudo que ocorre no seu dia a dia. Anote horário em que acorda, porque acordou, o que comeu, bebeu, horário que dormiu e outros detalhes. Fazendo isso, você poderá analisar o que está fazendo de errado, e que pode estar consumindo toda sua energia.

Pratique a higiene do sono, para regular seu relógio do ritmo circadiano. Mantenha horário regular para o sono com, pelo menos, sete horas de sono por noite (de sete a nove horas). Vá dormir e acorde todo dia no mesmo horário. Dê preferência para dormir cedo e conseguir acordar cedo, pois a luz solar prejudica o sono. Pratique exercícios durante o dia e relaxe minutos antes de ir para cama. Evite estímulos luminosos antes de dormir.

Tenha cuidado com os alimentos que consome pois eles estão diretamente relacionados com sua energia diária. Adote uma dieta saudável e equilibrada com porção de frutas e legumes, grãos integrais e outros carboidratos complexos, beba oito copos de líquidos por dia, consuma laticínios ou alternativos, consuma pouca quantidade de gorduras insaturadas. Dê preferência para alimentos ricos em ferro, magnésio e vitamina B12. Evite alimentos ultraprocessados, coma em intervalos regulares e evite o consumo de café, álcool ou tabaco horas antes de dormir.

Tente reduzir o estresse diário, faça atividades que goste quando não estiver trabalhando, leia livro, escute música, faça ioga. Se estiver usando computador e celular, dê um tempo de descanso para seus olhos e para a mente. Aproveite para andar ao ar livre no sol e natureza, ficar muito tempo dentro de casa pode deixar as pessoas tristes. Faça exercícios físicios para aumentar sua energia e reduzir o estresse, mas evite exercícios antes de dormir.

Se o cansaço e sono constante forem inexplicáveis e estiverem afetando negativamente sua vida, entre em contato com seu médico. Ele poderá solicitar os exames para verificar condições médicas que podem estar causando o problema.