O que é a dieta low carb

Ultimamente muitos têm falado na tal dieta low carb e o que não faltam também são pessoas em dúvida sobre do que realmente se trata essa tal “dieta”.

Fato é que eu nunca gostei de usar a palavra dieta. Acho que ela já traz o terror só ao seu pronunciada. Para quem conhece a saga de Harry Potter, a palavra dieta pra mim é como Voldemort e nunca deve ser nomeada. Prefiro tratar a então dieta low carb como um estilo de vida e nas próximas linhas você vai entender o motivo.

O que é então a dieta low carb?

O que é a dieta Low Carb

Podemos dizer que trata-se de um estilo de vida em que há um baixo consumo de carboidratos refinados. Basicamente o que você precisa fazer para mudar seus hábitos é o seguinte:

  • Eliminar o açúcar da sua vida
  • Aumentar o consumo de vegetais
  • Evitar o consumo de grãos e produtos ricos em amido como pães, massas, arroz, batatas)

Mas, eu não vou sentir fome evitando todos estes alimentos?

Não, pois quem segue este estilo de vida, deve estar atento a alguns detalhes:

  • Você deve se alimentar somente quando sente fome. Veja bem não é vontade de comer e sim fome, aquela que faz o estômago roncar e te deixa atordoado.
  • Você deve perder o medo da gordura natural dos alimentos. Se a pele do frango por exemplo, te agrada, não há porque deixá-la de fora da sua alimentação. Não é a gordura natural dos alimentos que fará você engordar.
  • Coma até ficar satisfeito. Nada de ficar contando calorias e as gramas da sua comida. Ao se sentir saciado, pare. Simples assim.
  • Coma comida de verdade. Esqueça produtos processados e industrializados. Aprenda a ler rótulos.

Por que consumir alimentos baixos em carboidrato?

A dieta low carb não é baseada em proteína como muitos dizem e sim em vegetais.

Ao ingerir alimentos ricos em açúcar ou carboidratos refinados, você aumenta a produção de insulina do seu pâncreas. Além de sobrecarregar um órgão sem “necessidade”, a insulina causa o acúmulo de gordura e consequentemente o aumento de peso. Por isso é tão importante manter o consumo de açúcar baixo.

E os produtos diets, lights, fat free e 0% de gordura?

Trata-se de uma verdadeira farsa criada pela indústria para não perder nas vendas. Ao ler os rótulos destes alimentos você poderá reparar que a quantidade de carboidratos é bem mais alta. Isto acontece porque para manter o sabor dos alimentos agradável, ao retirar a gordura, a indústria insere os mais bizarros tipos de açúcar presente no mundo. Se você encontra algo como maltodextrina, xarope de milho, isto nada mais é do que açúcar disfarçado tentando parecer natural. Como mencionamos anteriormente, você precisa aprender a ler rótulos. Um amigo sempre me disse que comida saudável é aquela que não precisa de publicidade… e em um ponto ele tem razão.

Por que então adotar um estilo de vida low carb?

– Além de evitar o acúmulo de gordura, você ainda pode amenizar os sintomas e em alguns casos até curar doenças como a esteatose (gordura no fígado) e a diabetes.

– Você não perde saúde: Ao contrário de dietas “comuns” onde você deve ficar contando calorias e regulando as porções que você coloca no prato, ao comer comida de verdade você não ficará com fome nem deixará de ingerir vitaminas e proteínas importantes para a sua saúde.

– Você terá mais disposição: É fato que nos primeiros dias após eliminar o açúcar da sua vida, você vai ficar irritado, poderá ter dores de cabeça, pois era um viciado. Sim, o açúcar vicia como uma série de drogas presentes por aí. Porém, após alguns dias ou semanas você se sentirá outra pessoa. A vontade de ingerir algo doce irá passar e sua disposição para realizar as tarefas do dia vai aumentar.

– Pode amenizar os sintomas de algumas doenças: Pessoas que sofrem com refluxo, por exemplo, n10otaram uma melhoria na qualidade de vida, após adotar este tipo de alimentação.

O estilo de vida low carb é algo que vamos citar por aqui várias vezes, uma vez que é o estilo de vida que adotamos para nós e finalmente podemos riscar a palavra “dieta” do nosso dicionário.

Pra encerrar, deixamos um vídeo com uma entrevista com a nutricionista Lara Nesteruk, no programa Você Bonita onde ela explica os conceitos da dieta páleo, que nada mais é uma forma de alimentação low carb para você tirar ainda mais dúvidas.