Aplicativos para monitorar pressão arterial

Está procurando aplicativos para monitorar pressão arterial? No Brasil, cerca de 30% da população adulta sofre de hipertensão. Se você é uma delas e está querendo criar um registro diário da sua pressão sanguínea, neste post trazemos algumas dicas de aplicativos que você pode utilizar. São aplicativos que podem ser utilizados por qualquer pessoa, hipertensa ou não.

Dicas de aplicativos para monitorar pressão arterial

O registro da pressão arterial é muito importante para quem sofre de hipertensão, pois ajuda a saber se o tratamento médico está funcionando. Além disso, permite descobrir se um alimento, estresse ou alguma outra situação, está causando aumento dos níveis. De acordo com sites de saúde, é recomendado que o paciente meça a pressão arterial duas vezes por dia, durante uma semana. Uma medição no início da manhã e outra à noite. Depois de uma semana, o paciente pode mediar duas vezes por mês, ou o que for recomendado pelo médico.

Diário de Pressão Arterial

Melhor aplicativo para Android para registro de pressão arterial. É um app exclusivo para Android na Google Play criado pela Health & Fitness AI Lab, e gratuito.

É um diário simples que permite adicionar os níveis de pressão sistólica e diastólica manualmente, além dos batimentos, hora, data, anotações e tags em cada entrada. Ele categoriza automaticamente as leituras em zonas de pressõ arterial, estágios 1 e 2 de hipertensão, pré-hipertensão, normal e hipotensão.

Diário de pressão arterial Android aplicativo para monitorar

Permite o rastreio das suas estatísticas por longos períodos de tempo, sendo possível exportar os dados para relatórios em formato CSV, que podem ser impressos para serem analisados por profissionais da saúde.

Permite backup automático dos dados para evitar perda de informações.

Blood Pressure Companion (Tensão Arterial Companion)

Aplicativo simples exclusivo para iPhone disponível gratuito na AppStore (com propagandas), é possível remover as propagandas pagando 4,90 reais.

Depois que baixar, modifique o idioma para português, tocando em “Settings” no canto inferior direito, depois entre “Language” e toque em “Português”. Em seguida adicione um perfil, toque em “Perfil” no menu inferior e, em seguida, no “+” no canto superior direito. Cadastre seus dados pessoais e sua meta (Gol), e toque em “Guardar” no canto superior direito.

Depois que tiver registrado seus dados, cadastre os níveis de pressão arterial tocando em “Principal” no menu inferior, e depois no “+” no canto superior direito.

Blood Pressure Companion para registrar pressão arterial no iPhone

Além da pressão, ele permite cadastrar batimentos cardíacos e peso.

Você pode compartilhar os dados com outras pessoas, fazer backup na nuvem, criar notas e lembretes nos registros, e exportar os dados em CSV, HTML e PDF. Tem versão para o AppleWatch e sincroniza com o app Saúde.

Welltory frequência cardíaca

Aplicativo pago (assinatura mensal) disponível para Android na GooglePlay e iPhone na AppStore. Possui uma versão gratuita, mas ela permite apenas inserção manual dos dados e não mostra gráficos.

Além da pressão arterial, a versão paga permite o registro da frequência cardíaca e estresse. Sendo possível sincronizar com rastreadores fitness (é compatível com várias marcas de relógios e pulseiras inteligentes). Na versão gratuita, faz a leitura da frequência cardíaca e variabilidade da frequência utilizando a câmera do celular.

Welltory frequência cardíaca app monitorar pressão arterial Android iPhone

Pressão Arterial SmartBP

Aplicativo gratuito (anúncios e algumas limitações) para Android na GooglePlay e iPhone na AppStore.

Permite o registro de pressão arterial diastólica e sistólica, frequência cardíaca e peso, com opção para rastreio e análise dos dados. Faz cálculo automático do índice de massa corporal, pressão arterial média e pressão de pulso. Além disso possui gráficos interativos, com opção para backup dos dados na nuvem.

Pressão arterial SmartBP para registro de pressão, batimentos, peso

Direto pelo aplicativo você pode compartilhar sua pressão arterial por SMS com médico ou profissional da saúde. Também é possível exportar os dados detalhados em formato CSV, para impressão.

Os aplicativos para controle de pressão arterial são muito úteis para você manter registro das suas informações e poder analisar tudo de maneira simples na tela do celular. Por isso você precisa encontrar o app que mais lhe agradar, que vai deixar sua vida mais fácil e não mais complicada. Mas é importante lembrar que estes aplicativos fazem estimativas sobre alguns dados, e não podem ser utilizados como diagnóstico! Você ainda precisa fazer check-ups frequentes com seu médico, que irá solicitar exames mais elaborados.