Como cuidar de cabelos cacheados e ressecados

Cuidar de cabelos cacheados pode dar algum trabalho, mas quando vemos o resultado final, a satisfação dá lugar ao cansaço pelo trabalho.

Eles podem ser um pouco mais secos que os cabelos lisos, por exemplo, mas nem por isso deixam de ser lindos! Geralmente, ele os cabelos cacheados ficam um pouco mais secos por conta do seu formato, uma vez que os cachos dificultam um pouco mais a chegada do sebo que sai do couro cabeludo na raiz.

Desta forma, o cabelo perde um pouco sua proteção natural e sofre muito mais com a poluição, exposição ao sol e necessita de mais hidratação.

Por isso neste post trazemos algumas dicas para te ajudar a cuidar de cabelos cacheados e ter o melhor resultado possível com suas madeixas.

Dicas para cuidar de cabelos cacheados

Como cuidar de cabelos cacheados

Se você tem cabelos cacheados e ressecados, tente aplicar algumas das dicas abaixo e veja se o resultado não irá melhorar depois de alguns dias!

Use o shampoo adequado para seu tipo de cabelo

Muitas pessoas acham que os shampoos são todos iguais, só que não é bem assim. O ideal é usar o produto que é indicado para o seu tipo de cabelo. Shampoos para cabelos oleosos por exemplo, tem menos concentração de óleos e hidratantes, o que é péssimo para cabelos secos.

Você pode até preparar shampoo caseiro para testar se quiser.

Evite ficar passando a mão no cabelo o tempo todo

Eu sei que é bom passar a mão nos cabelos, dá uma sensação de relaxamento, não sei explicar muito bem. Mas, principalmente quando eles estiverem molhados, evite ficar passando a mão o tempo todo para não desfazer os cachos e aumentar o frizz.

Faça hidratação constantemente

A hidratação é a melhor maneira de manter os seus fios macios e brilhosos. Sempre separe um tempo na sua semana para cuidar dos cabelos cacheados e fazer hidratação. Dá pra fazer em casa mesmo, usando produtos como o óleo de coco e economizar uma grana de salão de beleza.

Desembarace primeiro usando as mãos

Para não agredir muito os cachos, tente desembaraçar primeiro os fios com as mãos, depois procure utilizar um pente de madeira, pois este tipo de pente não causa muito frizz.

Não lave os cabelos com água muito quente

A água quente tira a oleosidade natural dos fios, por isso, prefira lavar os seus cabelos sempre com água morna ou se possível, fria.

Use creme para pentear

Cremes para pentear ou “leave in” como também são conhecidos, podem ajudar muito a manter os cabelos hidratados e também facilitam o desembaraço sem tanta agressão aos fios.

Use uma camiseta ao invés de uma toalha para tirar o excesso de água

Esta dica é válida para você diminuir o frizz dos cabelos e funciona bem. Ao invés de usar a toalha para tirar o excesso de água dos seus cabelos, procure usar uma camiseta. Ela facilita até para desembaraçar os cabelos.

Faça cortes periódicos

Para que seu cabelo não perca o formato, não se esqueça de fazer cortes periódicos e procure fazer cortes em camadas. Converse com a sua cabeleireira para encontrar o tipo de corte ideal.

Você possui mais alguma dica para cuidar de cabelos cacheados e ressecados para compartilhar com a gente? Use o espaço de comentários.