Jardiance empagliflozina, para que serve?

Para que serve Jardiance empagliflozina? Tem perigo para saúde, algum efeito colateral que precise de cuidados? Será que pode ser usado para perder peso, emagrecer? Neste post falaremos um pouco sobre o medicamento composto por empagliflozina, indicado para tratamento de pacientes com diabetes tipo 2. No Brasil é vendido pelos laboratórios Boehringer Ingelheim e Eli Lilly Co. Mesmos fabricantes de medicamentos como Glyxambi, Berotec, Trulicity, Basaglar e outros.

Para que serve Jardiance empagliflozina?

O Jardiance pode conter 10 mg ou 25 mg de empagliflozina. Indicado para controle glicêmico e prevenção de doenças do coração e vasos sanguíneos em pacientes com diabetes tipo 2, e para tratamento de insuficiência cardíaca com fração de ejeção reduzida em pacientes com ou sem diabetes tipo 2. É um anti-hiperglicemiante oral, possuindo a mesma função do Forxiga e outros medicamentos com dapagliflozina, canagliflozina e empagliflozina.

Ele age reduzindo a absorção do açúcar dos rins para o sangue e, com isso, controlando os níveis de açúcar no sangue, pois o mesmo é eliminado na urina.

Para que serve Jardiance empagliflozina?
Para que serve Jardiance empagliflozina?

Devido a um possível aumento no volume e frequência urinários, pode ocorrer redução da pressão sanguínea, sendo a queda levemente maior com o Jardiance 25mg. Esse é um efeito colateral positivo reportado para os pacientes.

Jardiance emagrece?

O medicamento Jardiance não é indicado e nem aprovado para o emagrecimento. O que ocorre é que um dos seus efeitos colaterais pode ser a perda de peso. Estudos mostraram que pacientes que tomaram apenas o Jardiance perderam de 1,8 a 3,2% do seu peso corporal, em pouco mais de 5 meses. E os que tomaram Jardiance com metformina perderam em média 3,9% do seu peso corporal, em quase 12 meses.

Acredita-se que a perda de peso ocorra pois o Jardiance ajuda o corpo a liberar o açúcar, evitando que os rins absorvam a glicose do sangue de volta para o corpo. As calorias do açúcar acabam sendo eliminadas na urina, ao invés de irem para o corpo.

Mas é importante notar que esta perda de peso variou de pessoa para pessoa. Não se sabe o quanto da perda de peso foi impactada pela dieta e exercícios físicos praticados pelos pacientes.

Tem perigo para saúde?

O Jardiance não costuma causar muitos efeitos colaterais nos pacientes com diabetes tipo 2. Mas existem alguns efeitos colaterais mais sérios que você precisa ficar atento:

  • reações alérgicas
  • infecção do trato respiratório superior
  • desidratação
  • aumento dos níveis de colesterol
  • cetoacidose
  • hipoglicemia
  • fascite necrosante (frequência desconhecida)

Os efeitos colaterais mais comuns, que ocorreram em 5% ou mais dos pacientes, foram infecção do trato urinário e infecções por fungos genitais, como a candidíase. Além disso foram reportados dor na bexiga, urina turva ou com sangue, micção ardente, coceira ou vermelhidão na área vaginal, inflamação na vulva e vagina, e dor na lombar ou lateral das costas.

Existe ainda o risco de hipoglicemia quando o Jardiance é utilizado com sulfonilureia ou com insulina. E risco de desidratação quando utilizado com diuréticos.

Portanto converse com seu médico caso esteja com algum sintoma estranho após o início do uso deste medicamento. Ele irá analisar se vale a pena continuar ou não com o uso. Nunca tome remédios por conta própria!