Como fazer shampoo caseiro

Neste post, mostraremos a vocês como é simples fazer shampoo caseiro, que vem se tornando cada vez mais popular nos lares, já que existem cada vez mais pessoas tendo evitar produtos químicos que podem causar alergias ou então trazer danos a saúde em longo prazo.

São vários ingredientes naturais que podem ser transformados em shampoo. Além de deixar os cabelos mais bonitos e sedosos, alguns deles podem se tornar uma alternativa bem mais barata do que os produtos industrializados.

Veja como é simples fazer shampoo caseiro

Como fazer shampoo caseiro

Confira algumas receitas para fazer shampoo caseiro e aproveite para testar a receita que melhor atende suas necessidades.

Shampoo caseiro com Babosa, mel e coco

Você vai precisar de uma xícara de chá da polpa de babosa (aloe vera), 1 tablete de sabão de coco, 1 xícara de chá de mel e um litro e meio de água filtrada.

Para preparar, coloque o sabão de coco em uma panela e leve ao fogo com a água. Não utilize panela de alumínio, prefira panela de inox, vidro ou ágata.

Quando o sabão estiver diluído, acrescente o mel e tire do fogo. Depois que esfriar, acrescente a babosa e misture bem. O shampoo estará pronto e você deverá armazenar em recipientes plásticos.  O ideal é usar este shampoo duas vezes por semana.

Shampoo caseiro com camomila

Para preparar esta receita de shampoo caseiro você vai precisar de meio litro de chá de camomila bem forte, quatro colheres de sopa de sabão neutro ralado, uma colher de sopa de glicerina e algumas gotas de óleo essencial de camomila.

Para preparar siga os seguintes passos: Prepare o chá de camomila bem forte e enquanto estiver quente, dissolva o sabão neutro no chá. Espere esfriar um pouco e acrescente a glicerina e a essência de camomila. Misture bem e armazene em recipientes plásticos. Esta receita pode ser usada por todos os membros da família e não há restrição na frequência do uso.

Saiba como fazer shampoo caseiro

Shampoo caseiro com vinagre e bicarbonato de sódio

Os ingredientes necessários para esta receita são os seguintes: uma colher de sopa de bicarbonato de sódio, uma colher de sopa de vinagre de maçã, 400 ml de água filtrada.

Em um recipiente misture o bicarbonato de sódio em 200 ml de água filtrada e misture bem. Aplique nos cabelos e massageie por alguns minutos. Em seguida enxágue com água normalmente.

Continue o processo misturando o vinagre de maçã ao restante da água e aplique em seguida nos cabelos. Deixe agir por alguns minutos e enxágue normalmente em seguida. Não se preocupe que seus fios não ficarão com nenhum odor forte. Faça esta limpeza no máximo duas vezes por semana.

Shampoo caseiro de sândalo

Os ingredientes necessários são: 20 gotas de óleo essencial de sândalo, 25 gramas de folhas secas de camomila, 25 gramas de sabão neutro picado ou ralado, 250ml de água quente.

Em um recipiente você deve colocar os 250ml de água bem quente e adicionar o sabão e as folhas secas de camomila. Misture até que o sabão derreta por completo. Em seguida coe esta mistura e adicione o óleo de sândalo e deixe esfriar antes de armazenar em recipientes de plástico.

Apesar de só mencionarmos aqui ingredientes naturais e que você pode encontrar em qualquer lugar, utilize as receitas por sua conta e risco, nós não temos como nos responsabilizar por nenhum problema que venha a acontecer. Temos apenas caráter informativo.

Leia também: Dicas para cuidar dos cabelos em casa

Você conhece mais alguma boa receita para fazer shampoo caseiro? Compartilhe conosco na área de comentários.