Semaglutida serve para emagrecer? Wegovy no Brasil?

Semaglutida serve para emagrecer? Wegovy foi aprovado pela ANVISA para venda no Brasil? Neste post falaremos um pouco sobre o novo medicamento injetável para obesidade que foi aprovado pela FDA, agência reguladora dos Estados Unidos, semelhante à ANVISA do Brasil. Será que ele funciona mesmo? Qual a diferença para a semaglutida já vendida no Brasil? Tem algum efeito colateral perigoso?

Wegovy, remédio de semaglutida para emagrecer

O novo medicamento para obesidade é chamado de Wegovy fabricado pela Novo Nordisk, mesmo laboratório fabricante do Ozempic, medicamento para diabetes tipo 2 vendido no Brasil. A diferença desse novo medicamento para o Ozempic é a dosagem, enquanto o Ozempic tem versões de 1mg e 0.25/05mg de semaglutida, o Wegovy são injeções semanais de 2,4mg de semaglutida.

Apesar de terem a mesma composição com dosagem diferente, a Novo Nordisk não recomenda o uso do Ozempic para emagrecimento. Este medicamento até faz alguns pacientes perderem peso no início do tratamento, devido aos efeitos colaterais e ao efeito do próprio remédio que retarda o esvaziamento gastrointestinal, mas o Ozempic não foi criado com este intuito. Portanto a prescrição do Ozempic para obesidade só deve ser feita off label pelo médico, após análise dos benefícios e efeitos colaterais. Pois há o risco de novo ganho de peso ao fim do tratamento.

Semaglutida serve para emagrecer?
Semaglutida serve para emagrecer?

No estudo realizado durante 7 anos com o Wegovy, os paciente alcançaram uma perda de peso de cerca de 12,4% do peso corporal durante 15 meses. Em comparação, pacientes que não utilizaram perderam apenas cerca de 2,4% de seu peso em média. Acredita-se que ele cause a perda de peso por regular o apetite, aumentando sensações de saciedade e plenitude, enquanto diminui a sensação de fome e consumo de energia.

O benefício do medicamento é seu efeito clinicamente relevante na perda de peso quando usado em combinação com dieta de baixa calorias e aumento da atividade física, para controle de peso em pessoas com obesidade (BMI ≥30 kg/m2) ou que estão com excesso de peso (B≥27 kg/m2 to <30 kg/m2) na presença de outras condições relacionadas (diabetes, hipertensão, doença cardiovascular e outras).

Foi aprovado para venda no Brasil?

Ainda não há informações sobre aprovação da ANVISA e sobre a venda do Wegovy no Brasil, mas provavelmente será liberado em breve. A ANVISA e o FDA possuem contrato e quando a FDA aprova algum medicamento, sua aprovação no Brasil costuma ficar facilitada.

Quais os principais efeitos colaterais do Wegovy? Tem algum perigo para saúde?

Os efeitos colaterais mais comuns do Wegovy são praticamente os mesmos do Ozempic:

  • náusea
  • diarreia
  • vômito
  • constipação
  • dor abdominal
  • dor de cabeça
  • fadiga
  • indigestão
  • tontura
  • distensão abdominal
  • arroto
  • hipoglicemia em paciente com diabetes tipo 2
  • flatulência
  • gastrointerite
  • refluxo gastroesofágico

Além disso existe o alerta para pacientes sobre o risco potencial de tumores de células C da tireóide. Portanto o Wegovy não deve ser usado por paciente com histórico pessoal ou familiar de carcinoma medular da tireóide ou paciente com síndrome de Neoplasia Endócrina Múltipla tipo 2.

É importante frisar que o Wegovy também contém avisos de pancreatite, problemas na vesícula biliar, baixo nível de açúcar no sangue, lesão renal aguda, retinopatia diabética, aumento do ritmo cardíaco e pensamento suicida. Usuários de insulina deverão analisar com médico se é necessário reduzir a dose da mesma.

Não tome medicamentos por conta própria! É imprescindível que o paciente que deseje começar a utilizar o medicamento Wegovy, converse com médico e realize exames para medir taxas no sangue.