Verme na cabeça, quais os sintomas?

Verme na cabeça, quais os sintomas? Qualquer pessoa pode ter verme na cabeça? Sempre que comemos algum alimento ou bebemos água, estamos correndo o risco de ingerir parasitas e outros agentes patogênicos. Alguns desses parasitas podem levar anos para se manifestar, como ocorreu com um homem nos Estados Unidos, que passou a ter convulsões aos 30 anos. No hospital descobriram que ele tinha tênia no cérebro. A infecção por tênia é chamada de cisticercose e pode passar anos despercebida. A seguir trazemos alguns detalhes sobre esta doença, seus principais sintomas e tratamentos.

Como são transmitidas as tênias?

As tênias são transmitidas de pessoa para pessoa por matéria fecal, mas também podem estar presentes em cortes de carnes e peixes mal cozidos ou sujos, e em água contaminada com cisticerco.

Os cisticercos são pequenos vermes que possuem a cabeça recoberta por uma vesícula. Quando os humanos ingerem este cisticerco, esta vesícula é digerida no intestino, e o verme se fixa na parede intestinal. É ali que ele vai se desenvolver e dar origem à tênia adulta. Na maioria das vezes as tênias ficam no sistema digestivo, mas com o passar do tempo podem migrar pelo corpo, se prendendo no fígado, pulmão e até no cérebro.

Verme na cabeça, quais os sintomas?
Verme na cabeça, quais os sintomas?

Quais os sintomas de verme na cabeça?

Os sintomas de cisticerco no cérebro vão depender do local onde estão e quantos cistos estão presentes. Os sintomas mais comuns são convulsões e dores de cabeça. Mas também podem ocorrer:

  • confusão
  • falta de atenção às pessoas e ambiente
  • dificuldade de equilíbrio
  • excesso de líquido ao redor do cérebro (hidrocefalia)

Infelizmente se não tratado, pode levar à morte.

Além do cérebro, os cisticercos podem se prender nos músculos e normalmente não causam sintomas. Mas você pode sentir caroços sob a pele, esses caroços podem ficar macios. Apesar de ser raros, eles também podem flutuar nos olhos, causando visão embaçada, inchaço ou deslocamento da retina.

Quais os tratamentos para verme no cérebro?

Normalmente usando um antiparasitário junto com anti-inflamatórios é o suficiente para matar os cisticercos. Em casos mais extremos, quando os medicamentos não são suficientes, é preciso realizar cirurgia para remover os cistos.

Existem casos de cisticercose que não precisam de tratamento para matar o parasita, mas é necessário tratar os sintomas da infecção. Se estiver apresentando algum dos sintomas informados, converse com seu médico. Ele poderá solicitar exames como raio X, tomografia e ressonância magnética, para diagnóstico dos vermes no cérebro.