Perder gordura é mais importante para o coração do que ganhar músculo

Você sabia que perder gordura é mais importante para o coração do que ganhar músculos? É o que diz a nova pesquisa realizada com milhares de jovens na cidade de Bristol na Inglaterra. Neste post falaremos um pouco sobre este estudo e o que foi analisado.

Perder gordura é mais importante para o coração?

O estudo coorte (observacional) liderado por pesquisadores da Universidade de Bristol mostrou que eliminar o excesso de peso faz muito mais pela saúde do coração dos jovens a longo prazo do que a construção de músculos. Não quer dizer que ganhar músculo quando jovem seja ruim para o coração, mas sim que perder gordura trouxe muito mais benefícios para o coração.

Participaram do estudo mais de 3200 jovens nascidos nos anos 90 em Bristol, onde os níveis de gordura corporal e massa magra foram medidos repetidamente com dispositivo de varredura corporal (como a tomografia computadorizada). Essas varreduras foram realizadas quatro vezes ao longo da vida dos participantes, quando eram crianças, adolescentes e jovens adultos (tinham 10, 13, 18 e 25 anos). Também analisaram a força de preensão da mão.

Ao atingirem os 25 anos, era coletada amostra de sangue e realizada medida de 200 marcadores detalhados do metabolismo, incluindo diferentes tipos de colesterol prejudicial, glicose e inflamação. Pois são esses marcadores juntos que indicam a suscetibilidade de alguém desenvolver doenças cardíacas.

Os resultados dos testes mostraram que o ganho de massa gorda estava fortemente relacionado à saúde metabólica mais pobre na vida do jovens adultos (eles apresentaram níveis mais altos de colesterol ruim). Os efeitos foram maiores, às vezes cerca de cinco vezes maiores, do que qualquer efeito benéfico relacionado ao ganho de músculos. O ganho muscular só pareceu benéfico quando acontecia na adolescência, entre 13 e 18 anos, mas os benefícios do coração parecem desaparecer depois disso.

Perder gordura é mais importante para o coração do que os músculos?
Perder gordura é mais importante para o coração?

Eles também notaram que melhorar a força de preensão palmar traz benefícios um pouco maiores para os marcadores de saúde do coração, do que ganhar músculos em si. Sugerindo que a frequência do uso dos músculos pode ser mais importante do que o aumento dos músculos.

Apesar dos resultados, os pesquisadores encorajam a prática de exercícios físicos, pois trazem muitos outros benefícios para saúde, e a força é um deles. Além disso, aconselham a moderação das expectativas sobre o que o ganho de músculo pode realmente fazer para evitar doenças cardíacas, quando o verdadeiro motivador é o ganho de gordura. Recomendam que as pessoas tenham como objetivo evitar o ganho de gordura em excesso desde o início (na infância), em vez de se concentrarem na perda de gordura depois.