Como evitar ceder ao desejo por doces

Como evitar ceder ao desejo por doces? O desejo incontrolável por doces é chamado de sugar craving, quando a pessoa não consegue controlar e come doces mesmo sem estar com fome. A verdade é que não precisamos de doce para sobreviver. Mas os alimentos doces atuam nos sistemas de recompensa do cérebro, dando sensação de prazer e bem-estar, o que dificulta largar este hábito. Além disso fatores psicológicos, emocionais e hormonais podem levar ao consumo de doces em excesso. Neste post trazemos algumas dicas do que você pode fazer para tentar não cair em tentação.

Dicas para tentar evitar ceder ao desejo por doces

Evite pular refeições – uma das principais causas da pessoa desejar por doces é pular refeições. Se você pular refeições pode estar tendo hipoglicemia ou baixo nível de açúcar no sangue. E quando o nível de açúcar no sangue começa a cair, o corpo naturalmente deseja um lanche açucarado para aumentá-lo. O corpo necessita de mais combustível.

Quando ingerimos alimentos que contém carboidratos, o sistema digestivo decompõe os carboidratos digestíveis em açúcar, que entra no sangue e é transportado para as células, sendo utilizado como energia. Se ficarmos muito tempo sem comer, as células ficam famintas por combustível e o cérebro envia o sinal de que precisamos de mais carboidratos. Ao invés de pegarmos uma fruta, pegamos alimentos processados cheios de açúcar refinado como os chocolates, tortas e refrigerantes. O excesso de açúcar refinado sobrecarrega o corpo, causando uma montanha-russa de níveis altos e baixos de açúcar no sangue, que apenas mantêm o ciclo em andamento. Como o corpo processa o açúcar rapidamente, a onda de energia passa muito rápido e você fica com vontade de comer mais doces.

Quantidade suficiente de carboidratos nas refeiçõestenha certeza de estar ingerindo a quantidade recomendada de carboidratos nas suas refeições. Isso irá ajudar seu corpo a manter os níveis saudáveis de açúcar no sangue e reduzir o desejo por doces.

Se não tiver como fazer um plano alimentar com nutricionista, inclua você mesmo frutas inteiras em algumas refeições do dia. Apesar delas conterem açúcar, elas também são carregadas de fibras, vitaminas e minerais. Além disso a doçura da fruta pode satisfazer o desejo incrontrolável e reduzir a chance de cair em tentação por algum doce ultraprocessado.

Como evitar ceder ao desejo por doces
Dicas para tentar evitar ceder ao desejo por doces

Não comer suficiente – não comer o suficiente fazendo dietas crônicas cortando calorias, pode deixar o corpo necessitando de nutrientes como proteínas e gorduras saudáveis. Um dos sinais de deficiência de proteínas é o desejo por doces e nunca se sentir satisfeito. Isso acontece pois uma das funções mais críticas da proteína inclui manter o açúcar no sangue estável. Se você não estiver comendo proteína suficiente, os níveis de glicose ficam se alternando entre alto e baixo, fazendo com que você busque por uma solução rápida nos doces. Mesmo problema de pular refeições.

Treine as papilas gustativas – reduza a quantidade de alimentos com açúcar lentamente na dieta, assim você treina novamente seu cérebro e as papilas gustativas para não ansiar por doces ricos em açúcar refinado.

Um exemplo, se você costuma colocar três colher de açúcar no café, reduza para dois, depois de umas três semanas reduza para um, e continue, até remover completamente o açúcar do café (uma dica no caso do café que pode facilitar a remoção do açúcar, é trocar o café moído pelo em sementes para você mesmo moer em casa).

Tente reduzir o estresse o estresse pode aumentar o risco do consumo excessivo de alimentos ricos em açúcar. Isso acontece pois a resposta ao estresse é controlada pelos hormônios cortisol e adrenalina, que são liberados pelas glândulas supra-renais. Se permanecemos estressados, essas glândulas injetam cortisol no sangue, mesmo quando não há perigo iminente. Com o tempo, as glândulas ficam sobrecarregadas, criando um desequilíbrio hormonal, aumentando a pressão e os níveis de insulina. Desencadeando o desejo de consumir alimentos ricos em açúcar.

Tente se distrair com outra coisa – ao se distrari com outra coisa que não seja o doce, poderá enfraquecer o desejo e acabar passando.

Evite comprar doces para não ter em casa – evite comprar alimentos ultraprocessados, dê preferência para as frutas e outros alimentos saudáveis. Encontre alternativas saudáveis que te deixem satisfeito da mesma forma. Assim você não irá se sentir privado, ficando mais fácil controlar o consumo dos alimentos que deve evitar.

Lembre-se que o consumo em excesso de doces pode levar ao desejo incontrolável, e esse desejo incontrolável pode aumentar ainda mais o consumo de alimentos lotados de açúcar. Você fica preso no ciclo que não acaba mais.

Desejo incontrolável por doces quer dizer que estou com diabetes?

Não, o desejo por doces não é um dos sintomas da diabetes ou da hiperglicemia. Os sintomas mais comuns da diabete são micção frequente (xixi), sede excessiva, fome em excesso, fadiga, fraqueza, perda de peso, mudanças de humor, e visão embaçada.

Se estiver com dificuldades para reduzir o consumo de doces, procure ajuda médica. O médico vai solicitar exames de sangue, para descobrir se há necessidade de repor alguma vitamina ou hormônio. Se possível procure um nutricionista que possa criar um plano alimentar próprio para você, talvez sejas possível adicionar o doce que você gosta em alguns dias do mês.

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