Como amenizar alergia se você tiver cachorro ou gato

Como amenizar alergia se você tiver cachorro ou gato? Muitas pessoas que possuem gato ou cachorro como animal de estimação, não sabem que possuem alergia ao próprio companheiro. Acredita-se que 10 a 20% da população mundial possui alergia a eles. As reações alérgicas relacionadas aos animais de estimação são, em sua maioria, desencadeadas pelas proteínas de escamas de pele velha presentes em seus pelos, saliva, urina e glândulas sebáceas. Quando o indivíduo toca ou inala este alérgeno, a reação alérgica é desencadeada com nariz e olhos vermelhos, nariz escorrendo e coçando, espirros, tosse, garganta inflamada, coceira na pele e, em casos mais graves, dificuldade para respirar.

Muitas vezes o médico pede para que a pessoa se livre do animal de estimação, o que pode ser traumatizante. Mas nem sempre isso é necessário. Reduzindo a carga de alérgenos você pode reduzir os sintomas alérgicos, é o mesmo problema que ocorre com pessoas alérgicas a pólen, mofo e ácaros. Existem algumas coisas que você pode tentar fazer no ambiente da casa para descontaminar o local e limitar a exposição ao alérgeno liberado pelo seu cachorro e gato.

Dicas para tentar amenizar alergia se você tiver cachorro ou gato

Remova itens com tecidos da casa – os alérgenos do cão ou gato se acumulam em cortinas, estofados, tapetes e carpetes. Por isso uma das principais indicações para pessoas alérgicas é remover todos esses itens da casa. Se não aguentar ficar sem algum tapete, você terá que limpá-lo regularmente. Dê preferência para móveis com tecidos de algodão, cortinas ou persianas de plástico ou alumínio. Caso não tenha como se desfazer de algum móvel, você pode cobrí-lo com lençol para ficar mais fácil de remover e lavar uma vez na semana.

Passe aspirador de pó frequentemente – passe aspirador na casa regularmente, dê preferência para aspirador com filtro HEPA, pois eles possuem eficiência mínima de 99,99% na retenção de partículas como ácaros, bactérias e vírus.

Compre um purificador de ar – coloque na casa um purificador de ar com filtro HEPA, ele irá filtrar o ar do cômodo, deixando livre de alérgenos. Verifique nas especificações do aparelho qual a metragem coberta pelo purificador.

Como amenizar alergia se você tiver cachorro ou gato
Dicas para amenizar alergia se você tiver cachorro ou gato

Utilize spray antialérgico – existem vários produtos em spray antialérgicos para passar em cães e gatos. Verifique com seu veterinário o melhor para seu companheiro.

Limpe a caixa de areia – é muito importante fazer a limpeza regular da caixa de areia do seu companheiro, substituindo o conteúdo com areia higiênica limpa e sem perfume. Dê preferência para areia sanitária aglomerante, pois ela forma torrões resistentes, mais fáceis de serem removidos.

Remova a poeira – limpe a poeira da casa regularmente com pano limpo seco, inclusive das paredes, isso ajuda a reduzir os alérgenos que podem estar grudados. Depois passe aspirador.

Utilize camas laváveis – as camas laváveis para cachorros e gatos podem ser um pouco mais caras, mas valerão à pena pois podem ser limpas com mais facilidade.

Além disso você pode deixar um cômodo da casa fechado para seu companheiro não entrar. Por exemplo, o quarto onde dorme. Assim você poderá ficar longe dos alérgenos do seu animal de estimação enquanto estiver dormindo.

Se possível contrate alguém para realizar a limpeza para você, assim você evitar entrar em contato com os alérgenos. Se não puder, utilize máscara de proteção durante a limpeza. E sempre lave as mãos após tocar no seu cachorro ou gato.

Quais medidas tomar em relação ao animal de estimação?

É muito importante que o cachorro ou gato tome banho uma vez na semana. Se não puder dar em casa, leve na petshop. O banho remove os alérgenos do pelo. Verifique com o veterinário qual melhor shampoo que não resseque a pele do seu companheiro, assim evita a descamação em excesso, que são os causadores da alergia.

Passe um removedor de caspa em seu gato ou cão, pergunte ao veterinário qual a melhor marca recomendada e mais segura, caso ele fique lambendo o pelo. Além disso, verifique se seu companheiro está com dermatite, pois a dermatite aumenta a eliminação de pele e pelo, aumentando os alérgenos do ambiente.

Escove seu animal de estimação, pelo menos, uma vez por semana na área externa da casa. Mas se seu animal tiver pelo longo, escove de duas a três vezes na semana. Assim você estará removendo pelos que podem conter alérgenos.

Caso tenha reação alérgica muito forte e não esteja aguentando, procure um médico alergista para tomar algum medicamento que ajude a aliviar mais um pouco os sintomas. Assim você não terá que se livrar do seu companheiro que tanto ama.