Plenance para que serve? Ele emagrece?

Para que serve o Plenance? Tem perigos para saúde, algum efeito colateral que precise de cuidados? Será que pode ser usado para perder peso, emagrecer?

Neste post falaremos um pouco sobre o medicamento composto por rosuvastatina cálcica, indicado para tratamento de nível elevado de colesterol no sangue. No Brasil é vendido pelo laboratório Libbs Farmacêutica, mesma fabricante de medicamentos como Iumi, Elani Ciclo, Naprix, Sumax e outros.

Para que serve o Plenance?

Plenance para que serve - redução do colesterol

O Plenance pode conter 5 mg, 10 mg ou 20 mg de rosuvastatina cálcica, dependendo do comprimido utilizado. É indicado para o tratamento de pessoas que estejam com níveis de colesterol alto. Serve tanto para a redução dos nívels de LDL-colesterol, colesterol total e triglicérides elevados, quanto para o retardamento ou redução da progressão da arteriosclerose.

A rosuvastatina age inibindo a enzima HMG-CoA redutase, que é responsável pela fabricação do colesterol pelo organismo.

Plenance pode ser usado para emagrecer?

A rosuvastatina cálcica, princípio ativo do Plenance, somente reduz os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue. Ele não é indicado para o emagrecimento e nem foi feito com este intuito. Portanto, não, o Plenance não deve ser utilizado para perda de peso.

Tem algum perigo para saúde?

Os efeitos colaterais mais comuns, que ocorreram entre 1 e 10% dos pacientes, foram dor de cabeça, dor muscular, sensação geral de fraqueza, prisão de ventre, vertigem, náusea e dor abdominal. Outras reações menos comuns, que ocorreram entre 0,1 e 1% dos pacientes, foram coceira no corpo, erupção na pele e reações alérgicas na pele.

Também ocorreram reações raras ou muito raras:

  • mipatia
  • reações alérgicas
  • rabdomiólise
  • pancreatite
  • aumento das enzimas do fígado no sangue
  • dor nas articulações
  • icterícia
  • hepatite
  • perda de memória

E ainda reações que eles não puderam relacionar diretamente ao uso do medicamento, devido à baixa incidência. Entre elas estão redução do número de plaquetas no sangue, depressão, distúrbios do sono, degeneração muscular, ginecomastia e neuropatia periférica.

É muito importante conversar com seu médico caso apresente qualquer um dos efeitos colaterais acima, ou até algum outro efeito que não esteja relatado aqui. O médico irá analisar se vale a pena ou não continuar com o medicamento.

4 Comentários

  1. com tantos efeitos colaterais um tanto assustadores ainda é recomendado esse medicamento?
    não existe outro medicamento que possa atingir a meta de baixar o LDL?

    1. Célia, qualquer medicamento pode trazer efeitos colaterais para o paciente. Alguns sentem mais, outros sentem menos. O importante é que, quando não nos sentimos bem com uma prescrição, devemos conversar com o médico imediatamente para encontrar uma outra forma de controlar a patologia. Se o Plenance não te fez bem, é função do médico encontrar outra solução para o seu problema.

  2. Se a pessoa já tem gordura no fígado pode fazer uso desse medicamento?

    1. Olá Renata
      Dependendo do caso, o Plenance pode ser recomendado, mesmo para quem tem gordura no sangue. É preciso analisar com o médico.

Comentários estão fechados.