O consumo de adoçante faz engordar, mito ou verdade?

O consumo de adoçante faz engordar, mito ou verdade? Muitas pessoas que estão em dieta já devem ter escutado falar que os adoçantes artificiais causam ganho de peso, ou seja, fazem a pessoa engordar ao invés de perder peso. Mas será que isso é mesmo verdade, baseada em evidências científicas, ou apenas mais um boato espalhado no boca a boca?

E então, é verdade que adoçante faz engordar?

Os adoçantes artificais mais populares no mundo são a sucralose e o aspartame. Eles possuem estrutura semelhante à do açúcar, por isso se ligam aos receptores de doces que estão presentes na boca, e fazem com que a pessoa sinta o gosto doce ao consumí-los.

Surgiram alguns estudos indicando que o consumo da sucralose estava associado ao ganho de peso, que consumo de altas quantidades de sucralose estavam correlacionados com maiores pesos corporais. Mas o que muitas pessoas não sabem, é que essas descobertas são derivadas de métodos de pesquisa descritivos e preditivos.

Esses tipos de pesquisa deixam de considerar vários fatores que podem influenciar no ganho de peso das pessoas envolvidas. São estudos observacionais que não podem estabelecer causa e efeito, só podem sugerir possíveis ligações! Além disso inúmeras variáveis podem influenciar o resultado.

Outros estudos randomizados controlados, onde houve manipulação dos níveis de consumo de sucralose em diferentes grupos e atribuindo aleatoriamente os participantes às condições, sugeriram que a sucralose frequentemente leva à redução do peso corporal e diminuição da circunferência da cintura. Mas que é importante levar em conta o consumo global de calorias e o gasto calórico. Pois algumas pessoas consomem adoçantes artificiais mas não reduzem o consumo de calorias em excesso, neste caso haverá ganho de peso.

Também existem estudos epidemiológicos que associam o aspartame ao ganho de peso. Mas assim como os estudos da sucralose (de método descritivo e preditivo), eles não podem estabelecer uma relação de causa e efeito pois são observacionais.

O consumo de adoçante faz engordar, mito ou verdade?
O consumo de adoçante faz engordar, mito ou verdade?

Uma revisão publicada em 2006 examinou evidências do efeito do aspartame na parde de peso e no consumo de energia em adultos. Eles utilizaram estudos que examinaram o efeito da substituição do açúcar por apenas aspartame ou aspartame com outros adoçantes, na ingestão calórica ou no peso corporal. Foi observado uma redução significativa na ingestão de energia e aumento na perda de peso com o aspartame, em comparação com todos os tipos de condições, exceto quando o aspartame foi comparado com grupos de controle que consumiam apenas água. Os pesquisadores concluíram que o uso de substâncias adoçadas com aspartame é uma maneira eficaz de manter e perder peso sem reduzir o sabor da dieta. Mas atenção! Se o aspartame for consumido seguindo uma dieta com calorias em excesso, haverá ganho de peso! Não sendo o aspartame o culpado pelo ganho de peso.

Revisão sistemática é a investigação científica que reúne estudos relevantes sobre uma questão formulada, utilizando o banco de dados da literatura que trata sobre aquela questão como fonte e métodos de identificação, seleção e analises sistemáticos, com intuito de se realizar uma revisão critica e abrangente da literatura.

Wikipedia

Outra revisão sistemática de 2016 concluiu que quando todas as evidências relevantes são reunidas, os resultados são surpreendetemente claros a favor do consumo de adoçantes sem calorias no lugar do açúcar. Foram analisados 151 estudos com humanos, sendo que 139 eram estudos randomizados controlados. Esses ensaios não mostraram aumento da ingestão de calorias ou ganho de peso, entre os participantes que utilizaram adoçantes artificiais.

Portanto, o consumo de adoçante artificial não faz engordar! O que ocorre é que as pessoas trocam o açúcar pelo adoçante artificial, sem reduzirem o consumo de calorias em excesso no dia a dia. É essa caloria em excesso que vai fazer a pessoa ganhar peso corporal, e não o adoçante artificial.