A perda rápida de peso prejudica a manutenção do peso, mito?

A perda rápida de peso prejudica a manutenção do peso a longo prazo, mito ou verdade? Algumas pessoas acreditam que quando você perde peso muito rápido no início, não consegue mantê-lo por muito tempo, e acaba recuperando o peso perdido no futuro. Que a perda gradual de quilos seria a melhor solução a longo prazo. Mas será que isso é verdade mesmo? Existem estudos científicos que comprovam essa afirmação?

E então, a perda rápida de peso prejudica a manutenção do peso no futuro?

Não, essa afirmação não é verdade. De acordo com evidências de estudos clínicos randomizados (ECR), uma maior perda de peso inicial, que é provocada sem mudanças no estilo de vida, melhora a manutenção do peso em longo prazo. Assumindo que a pessoa siga um a dois anos de programa de manutenção de peso, envolvendo intervenções para um estilo de vida saudável (mudança na dieta, educação nutricional, terapia e aumento de atividade física).

O estudo feito por Astrup e Rossner em 2000 concluiu: “Encontramos evidências que sugerem que uma maior perda de peso inicial como o primeiro passo de um programa de controle de peso, pode resultar em uma melhor manutenção sustentada do peso”.

Outro estudo um pouco mais recente de 2010, analisou se a perda de peso gradual no início estava associada a uma maior redução de peso a longo prazo, quando comparada a rápida perda de peso no início.

A perda rápida de peso prejudica a manutenção do peso no futuro?
A perda rápida de peso prejudica a manutenção do peso no futuro?

Os resultados indicaram exatamente o oposto do que as pessoas afirmam. Houve vantagens de curto e longo prazo na rápida perda de peso inicial. Aqueles que perderam peso rapidamente no início obtiveram maior redução e manutenção do peso a longo prazo. Além disso não se mostraram mais suscetíveis à recuperarem o peso, do que os que perderam peso gradual no início.

Infelizmente ainda existem muitos mitos relacionados à obesidade, por isso é tão importante combater a desinformação. E uma das melhores maneiras de fazer isso é utilizando a ciência.