Dieta rica em carboidrato leva ao ganho de peso, verdade ou mito?

É verdade ou mito que consumir uma dieta rica em carboidrato leva ao ganho de peso? A maioria das pessoas já sabe que a obesidade está associada à diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, hipertensão, AVC, apnéia do sono e problemas respiratórios. Mas existem alguns mitos sobre a obesidade que são apenas crenças ou afirmações, ou seja, não têm base em evidências científicas. Normalmente esses mitos são espalhados pelos jornais, programas de televisão e até por políticas públicas. Com os carboidratos não é diferente, eles acabaram se tornando os vilões para a maioria das pessoas.

Mas é verdade que dieta rica em carboidrato leva ao ganho de peso?

Não, a dieta rica em carboidrato não leva ao ganho de peso, esse é mais um mito relacionado à saúde e à obesidade.

Muitas pessoas acreditam que os carboidratos são vilões quando se deseja perder peso. Não importa o tipo de carboidrato que esteja consumindo, ou se o carboidrato está sendo consumido junto à uma dieta de baixa caloria.

Um amplo estudo de revisão conduzido por Freedman e colegas em 2001, analisou a relação das dietas ricas em carboidratos e resultados de saúde. As dietas ricas em carboidratos e de baixa caloria, são pobres em gordura e normalmente moderadas em proteínas. Geralmente consistem de vegetais, frutas, grãos inteiros e feijões, com quantidades moderadas de clara de ovo, laticínios desnatados ou produtos de soja, pequenas porções de açúcar e farinha branca.

Comer dieta rica em carboidrato leva ao ganho de peso?
Carboidratos não deixam a pessoa emagrecer, são vilões?

Em um dos estudos analisados, os pesquisadores compararam três dietas de 1533 calorias por dia. Uma consistia em muito baixo teor de gordura (10% de gordura) e alto teor de carboidratos (71,6%); as outras duas eram gordura moderada (31,8%) e carboidrato moderado (aproximadamente 50%). Não houve diferença significativa na perda de peso entre os diferentes tipo de dieta.

Em outro estudo da revisão, foi conduzido um ensaio de perda de peso de seis semanas onde compararam duas dietas de baixa caloria (1100 calorias por dia) ricas em carboidratos (71%), com muito pouca gordura, que variavam apenas no teor do açúcar simples (sacarose).

A dieta rica em sacarose continha 43% do total de calorias da sacarose, já a dieta pobre em sacarose continha apenas 4% do total de calorias da sacarose. Não houve diferença significativa na perda de peso entre os grupos. Ou seja, a fonte de carboidratos não teve efeito na perda de peso, desde que as calorias fossem restritas.

Na revisão eles concluíram que a alimentação com alto teor de carboidratos e redução de calorias, leva à perda de peso. Portanto, uma dieta rica em carboidrato não leva ao ganho de peso, desde que você siga uma dieta de baixa calorias. Não há necessidade de restringir completamente os carboidratos da sua vida!

O equilíbrio calórico (calorias ingeridas vs. calorias eliminadas), em vez da composição de macronutrientes (componentes da alimentação fundamentais para os organismos), é o principal determinante da perda de peso. Mas ainda são necessários estudos para saber os efeitos do conteúdo de macronutrientes na manutenção do peso a longo prazo.