Exercício aeróbico reduz pressão em caso de HAR

Um estudo recente sugeriu que o exercício aeróbico reduz pressão em caso de HAR, hipertensão arterial resistente, em pacientes que não respondem muito bem aos medicamentos. Para quem não sabe, é considerada hipertensão resistente quando o paciente não obtêm êxito no tratamento mesmo utilizando três ou mais medicamentos, ou aqueles pacientes que tomem 4 remédios ou mais. Abaixo falaremos um pouco sobre o estudo e sua importância.

Exercício aeróbico reduz pressão em caso de HAR

O estudo realizado foi um ensaio clínico randomizado controlado simples-cego, no qual os pacientes são alocados em dois grupos de forma aleatória. O médico sabe em que grupo o paciente está, mas o paciente não sabe o grupo que faz parte.

Neste estudo 53 pacientes com idade entre 40 e 75 anos e com hipertensão resistente, foram separados em dois grupos. 26 pacientes foram designados para um programa de exercícios aeróbicos de intensidade moderada de 12 semanas, com três sessões supervisionadas de 40 minutos por semana, além dos cuidados habituais. Outros 27 pacientes ficaram no grupo para receber apenas os cuidados habituais.

O exercício aeróbico se mostrou seguro e associado à uma redução significativa e clinicamente relevante na pressão arterial de 24 horas dos pacientes, ambulatorial diurna e de consultório.

Foi observada redução de 7,1 mmHg na pressão arterial sistólica de 24 horas nos pacientes que praticaram o exercício físico moderado, comparado com o grupo que não praticou. Além dessa queda, também houve reduções na pressão arterial diastólica de 24 horas, na pressão arterial sistólica e diastólica diurna, e ainda na pressão arterial sistólica de consultório.

Também foi verificada uma melhora significativa na aptidão cardiorrespiratória do grupo que praticou os exercícios aeróbicos, em comparação com o grupo controle (que não praticou).

Exercício aeróbico reduz pressão em caso de HAR
Exercício aeróbico reduz pressão em caso de HAR

Apesar de outros estudos já terem sugerido que exercícios físicos podem reduzir pressão arterial, este estudo descreveu com mais detalhe sobre o tipo e duração do exercício que as pessoas devem praticar para obter os benefícios relacionados à pressão arterial.

Não deve-se esquecer que, embora o exercício ajude na redução, é importante que a pessoa não pare de usar seus medicamentos e trabalhe na mudança de estilo de vida, reduzindo consumo de sal e bebidas alcoólicas.

O estudo contém algumas limitações como, por exemplo, o pequeno número de pacientes estudados e a hipertensão dos pacientes que não era tão severa. Portanto mais estudos são necessários para se ter certeza que as descobertas se aplicarão a pacientes com hipertensão mais grave, e para analisar porque alguns pacientes não respondem à intervenção de exercícios.