Quais benefícios dos exercícios para menopausa?

Quais benefícios dos exercícios para menopausa? A menopausa é uma transição na vida de todas as mulheres, quando ocorrem profundas alterações reprodutivas e hormonais. Por isso a atividade física regular é tão importante. Ela traz diversos benefícios que ajudam a lidar com esta transição. Falaremos sobre alguns desses benefícios a seguir.

Quais benefícios dos exercícios para menopausa?

Previne contra o ganho de peso – na menopausa as mulheres tendem a perder massa muscular e ganhar gordura abdominal. O exercício físico pode ajudar a prevenir o ganho de peso.

Quais benefícios dos exercícios para menopausa?

Fortalece os ossos – as mulheres na menopausa têm mais risco de desenvolver osteoporose. Os execícios físicos podem retardar a perda óssea.

Melhora o humor e autoestima – a atividade física regular reduz o risco de depressão e outros problemas cognitivos. Além de estar associada a níveis mais elevados de autoestima e qualidade de vida relacionada à menopausa.

Reduz o risco de câncer – os exercícios físicos durante a menopausa ajudam a manter um peso saudável, o que reduz o risco de desenvolver vários tipos de câncer, incluindo câncer de mama, cólon e câncer de endométrio. O risco de desenvolver câncer de mama é maior após a menopausa.

Reduz risco de doenças cardíacas – no início da menopausa ocorre uma queda de estrogênio, o que pode causar aumento do colesterol ruim e diminuição do colesterol bom. Isso também pode aumentar o risco de problemas cardíacos. O exercício regular pode combater esses riscos.

Alivia os sintomas negativos – os exercícios físicos podem aliviar as ondas de calor, que as mulheres tanto reclamam na menopausa. Um estudo mostrou que mulheres sedentárias tinham sintomas de menopausa mais graves do que as mulheres ativas.

Dependendo da situação, você pode até mesmo substituir os medicamentos de terapia de reposição hormonal pela atividade física e alimentação saudável. Lembre-se que terapia de reposição hormonal pode ter vários riscos para saúde. Sempre converse com seu médico para decidir a melhor solução para seu caso.

Quais as melhores atividades físicas para menopausa?

O recomendado para a maioria das mulheres é a atividade aeróbica moderada por, pelo menos, 150 minutos na semana. Ou a atividade aeróbica vigorosa por, pelo menos, 75 minutos na semana. Você pode dividir este tempo como preferir, fazendo cinco dias de 30 minutos, seis dias de 25 minutos. Além dos exercícios aeróbicos, também é recomendado fazer atividades de fortalecimento muscular por, pelo menos, duas vezes na semana (de 20 a 60 minutos no dia).

Alguns exemplos de exercícios aeróbicos moderados:

  • caminhada de intensidade moderada (percorrer 1,6 km em 15 a 20 minutos);
  • hidroginástica;
  • natação;
  • andar de bicicleta em terreno nivelado ou com subidas;
  • jogar tênis em dupla;
  • empurrar cortador de grama.

São considerados exercícios moderados aqueles que aumentam o batimento cardíaco, você sua e consegue falar com alguém, mas não consegue cantar.

Alguns exemplos de atividades de fortalecimento muscular:

Escolha um peso ou nível de resistência forte o suficiente para cansar os músculos após 12 repetições. Aumente devagar o peso ou nível de resistência, quando notar que está ficando fácil o atual.

Não esqueça do alongamento no final de todo treino, para melhorar a flexibilidade dos músculos. É importante fazer o alongamento logo após o exercício, enquanto o corpo estiver aquecido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *