Como obter o máximo de benefícios da caminhada

Como obter o máximo de benefícios da caminhada? De acordo com aplicativos de exercícios, a caminhada é o esporte aeróbico mais popular do mundo! No Brasil não podia ser diferente, um estudo da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp mostrou que a caminhada é a principal prática esportiva dos brasileiros acima de 18 anos. E faz sentido, pois caminhar é uma forma fácil e agradável de se exercitar, não precisando de equipamentos ou treinamentos especiais. Além disso a caminhada:

  • melhora aptidão cardiovascular;
  • ajuda a emagrecer;
  • reduz colesterol e o diabetes;
  • fortalece músculos;
  • ameniza sintomas do estresse e da ansiedade;
  • melhora a circulação e diminui a pressão arterial;
  • reduz risco de doenças cardíacas, derrame e câncer;
  • evita doença como osteoporose;
  • protege contra demência e depressão.

Mas o que devo fazer para obter o máximo de benefícios da caminhada?

Como especificado acima, os benefícios da caminhada são diversos. Mas para obtê-los é preciso seguir algumas dicas importantes. Apenas uma volta lenta pela vizinhança, pode não ser suficiente para obter os benefícios mencionados.

Como obter o máximo de benefícios da caminhada
O que fazer para obter o máximo de benefícios da caminhada?

De acordo com pesquisas, para obter o máximo de benefícios para a saúde ao caminhar, precisamos aumentar o ritmo da caminhada. Caminhada com intensidade moderada a rápida, se mostrou mais benéfica para saúde do que a caminhada leve.

Uma caminhada de intensidade moderada equivale a percorrer 1,6 km em 15 a 20 minutos. A pessoa deve manter esse ritmo por no mínimo 30 minutos por dia, cinco dias na semana. Dando um total de 150 minutos de exercício aeróbico moderado por semana.

O importante são os 150 minutos na semana! Se não puder caminhar os cinco dias, pode modificar para quatro dias de caminhada moderada, mas devem ser de, no mínimo, 37,5 minutos por dia. Você até pode fazer dois dias de caminhada moderada por 75 minutos ao dia, mas vai ser bem cansativo neste passo.

Aqueles que caminham em velocidade mais lenta, podem ir melhorando o ritmo com o tempo. Se você conseguir fazer os 1,6 km em 15 minutos, irá caminhar 3,2 km nos 30 minutos necessários para a meta de 150 minutos na semana.

O importante é ir com calma. Para algumas pessoas poderá parecer desafiador e dar vontade de desistir. Mas não desista! Comece devagar, aumentando o ritmo nos minutos finais de cada treino. Ou se preferir, você pode fazer sessões de 10 minutos neste ritmo moderado, fazendo três sessões de 10 minutos para os 30 minutos necessários no dia. Depois vá aumentando o tempo da sessão, até atingir os 30 minutos requisitados.

Quem não conseguir atingir o ritmo da caminhada moderada, não se preocupe. Continue caminhando com a rapidez suficiente para que sua respiração acelere, a frequência cardíaca aumente e você sue, mas você consiga manter uma conversa.

Sempre converse com seu médico antes de realizar qualquer tipo de exercício, ele poderá avaliar se você tiver algum problema de saúde.

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