Quais os benefícios do dente-de-leão para saúde?

Procurando sobre os benefícios do dente-de-leão para saúde? A Taraxacum officinale, mais conhecida como dente-de-leão e coroa-de-monge no Brasil ou dandelion em inglês, é uma planta herbácea perene usada como planta medicinal e na culinária. Muitas pessoas a consideram como erva daninha, mas é utilizada na medicinal tradicional para tratamento de problemas de saúde. Abaixo falaremos sobre alguns deles e explicaremos como consumir esta erva. Além disso explicaremos se existe algum perigo de toxicidade em relação à dente-de-leão.

Benefícios do dente-de-leão para saúde

Pode melhorar o sistema imunológico – alguns estudos sugerem que o dente-de-leão pode aumentar a capacidade do nosso corpo de combater infecções, pois possuem efeitos antivirais e antimicrobianos. Um estudo in vitro mostrou que o dente-de-leão ajudou a limitar o crescimento de hepatite B em células humanas e de animais.

Rico em antioxidantes – o dente-de-leão contém beta-caroteno e polifenóis, antioxidantes que protegem as células contra danos causados pelos radicais livres. Esses radicais livres aceleram o envelhecimento e são responsáveis pela piora de algumas doenças.

Quais os benefícios do dente-de-leão?
Quais os benefícios do dente-de-leão?

Pode estimular digestão e auxiliar a perda de pesoestudo em ratos mostrou que alguns compostos químicos presentes no dente-de-leão ajudaram a melhorar o sistema digestivo, reduzindo a resistência dos alimentos que se deslocam para o intestino delgado. Ele também contém inulina, tipo de fibra solúvel não digerível, que reduz a constipação e aumenta o movimento intestinal. Além disso, ela é um diurético natural, que ajuda a limpar os rins e faz perder água do corpo, aliviando o inchaço.

Pode reduzir inflamação – alguns estudos sugerem que o extrato ou compostos de dente-de-leão pode reduzir inflamação no corpo. Um estudo em células descobriu que compostos químicos presentes na planta tiveram efeitos positivos em reduzir a resposta inflamatória.

Pode reduzir o colesterol – o dente-de-leão possui compostos que podem ajudar a reduzir o colesterol. Um estudo em ratos mostrou que ele foi capaz de reduzir o colesterol total e níveis de gordura no fígado.

Lembrando que ainda são necessários estudos randomizados controlados para tenhamos informações específicas para humanos, além de quantidades necessárias para obter os benefícios descritos. A maioria dos estudos relacionados ao dente-de-leão não foram feitos diretamente com pessoas, mas sim com animais e em laboratórios. Por enquanto existem muito poucas evidências científicas sobre esta planta.

Como consumir o dente-de-leão

As pessoas costumam utilizar suplementos de dente-de-leão ou fazer chá da planta. Mas é preciso ter cuidado ao colher a dente-de-leão em jardins e ruas, pois pode conter fezes de animais e pesticidas.

Caso tenha receio de colher em jardins, dê preferência para comprar o chá de dente de leão que é vendido em lojas no Brasil. Assim você não corre o risco de pegar a planta errada ou contaminada.

Se decidir utilizar suplemento, leia atentamente as instruções do rótulo e converse com seu médico, principalmente se estiver tomando algum outro medicamento.

O dente-de-leão pode ser perigoso? Têm malefícios?

O dente-de-leão geralmente é considerado seguro, a não ser que você seja alérgico à planta. Também não é recomendado para quem estiver tomando diuréticos ou antibióticos, pois pode interagir com estes. Mulheres grávidas ou amamentando devem ter cuidado.

Alguns efeitos colaterais da dente-de-leão são desconforto abdominal, diarreia, azia, aumento da frequência cardíaca, hematomas, sangramento, micção excessiva e hipercalcemia.

Se for comprar suplementos de dente-de-leão, converse com seu médico para ele indicar uma marca confiável. Tenha cuidado com alguns suplementos, estes produtos não precisam de registro na Anvisa, portanto às vezes podem nem conter o princípio ativo que você deseja.