Preciso usar bastões de trekking, trilha?

Preciso usar bastões de trekking, conhecidos também como bastões de trilha ou bastões de caminhada? Apesar de ser muito usado por profissionais, nem todas as pessoas que fazem caminhada sabem exatamente para o que utilizá-los. Será que podem ajudar ou prejudicar a saúde de alguma forma? Neste post falaremos um pouco sobre bastões de caminhada.

Bastão de trekking é praticamente um bastão de ski com pegador (manopla) que se usa quando se faz uma trilha, principalmente em locais com caminhos íngremes, florestas e riachos. Pode ser utilizado individualmente, mas costuma ser utilizado em pares por trazer mais benefícios.

Preciso usar bastões de trekking?

Existem determinadas situações onde os bastões de trekking poderão ser úteis e outras não.

Preciso usar bastões de trekking?

Os bastões poderão ajudar:

  • Se você estiver carregando uma mochila muito pesada nas costas, eles ajudam a manter a estabilidade, principalmente em inclinações íngremes.
  • Se na trilha tiver que atravessar riachos, eles são ótimos pois permite que você se apoie para passar pelas rochas escorregadias. Além disso permite verificar a profundidade do local que deseja pisar ou se o fundo é estável.
  • Em locais frios em que a água está congelando e deixa o chão escorregadio. Da mesma forma do riacho, você também pode usá-los para testar o gelo em um riacho congelado.
  • Em trilhas com subidas ou descidas íngrimes, eles ajudam a manter o equilíbrio pois criam pontos de ancoragem para você se estabilizar.
  • Se você quiser fazer mais exercícios com outras partes do corpo na caminhada, pois com eles você estará movendo e exercitando também os braços (um estudo sugere que você perde mais calorias ao usar os bastões).
  • Se suas mãos costumam inchar quando faz caminhada, pois eles deixam as mãos quase no nível do coração (facilitando o retorno do sangue ao coração).
  • Se no local da trilha tiver muitas urtigas (planta que queima a pele) ou outras plantas com espinho. Você pode usar os bastões para desviar dessas plantas no caminho.
  • Se algum animal selvagem vier para cima de você em alguma trilha, você pode usá-los para se defender.

Os bastões não serão muito úteis se:

  • Você gosta de andar sem carregar nada nas mãos e não quer encher a mochila de coisas.
  • Você gosta de andar pela trilha tocando nas coisas, árvores, plantas, pedras etc. Segurando os bastões você acaba perdendo essa possibilidade.
  • A trilha for muito grande e você não quiser gastar tanta energia mexendo os braços.

Além disso, de acordo com a Federação Internacional de Escalada e Montanhismo da Suíça, o uso a longo prazo pode prejudicar o equilíbrio e coordenação de algumas pessoas. O que acaba aumentando o risco de acidentes em situações que não puder utilizar os bastões.

Alguns sites sugerem que os bastões podem ajudar os joelhos, é verdade?

Infelizmente não é assim. Alguns estudos sugeriram que os bastões poderiam tirar até 25% da tensão nos joelhos. Mas outros estudos mostraram que praticamente não existe diferença para a carga nos joelhos, se você utilizar bastões comuns, bastões antishock ou não utilizar bastão nenhum.

Uma dica para tentar reduzir a dor no joelho quando fizer trilhas, é evitar pisar primeiro com calcanhar (parte detrás do pé). Tente deslocar o peso do corpo, e pisar com a parta da frente do pé e depois o meio do pé. Assim você reduz a pressão no calcanhar e nos joelhos. É a mesma técnica recomendada para corredores. Abaixo uma foto explicando os padrões de pisada na corrida, sendo “Forefoot strike” (da direita) a pisada recomendada com a parte da frente do pé:

padrões de pisada na corrida, ideal com parte da frente do pé

Agora que você sabe as vantagens e desvantagens do uso, poderá decidir se quer utilizar os bastões de caminhada ou não. Uma ideia é justamente utilizar só quando for realizar trilhas pesadas muito íngrimes ou com riachos, por eles funcionarem também como ancoragem para o corpo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *