Os benefícios dos probióticos para a saúde

Quais são os benefícios dos probióticos para a saúde? As bactérias são normalmente lembradas pelas doenças nada agradáveis que costumam causar. Algumas inclusive podem levar à morte. Mas estudos realizados com bactérias vivas, sugerem que algumas delas podem ser úteis para tratar ou prevenir doenças.

Um tipo muito conhecido dessas bactérias são os probióticos, nome criado no norte da Europa pela junção de pro e biota, que significa “para toda a vida”. Explicaremos um pouco sobre os benefícios no consumo de probióticos, e se existe algum malefício.

Benefícios dos probióticos

Em um intestino saudável habitam mais de 500 espécies diferentes destes microrganismos. Eles quem compõem a microflora, mantendo agentes patogênicos sob controle, ajudando na digestão e absorção de nutrientes e contribuindo para o funcionamento do sistema imunológico.

Quais são os benefícios dos probióticos para a saúde?
xr:d:DAGBeDzJyRU:6,j:6628596588476184931,t:24040418

Mas nem todos os probióticos são iguais, cepas diferentes têm efeitos diferentes. Para se ter uma ideia, algumas delas estão em nossa boca, para combater organismos causadores de cáries.

Vários estudos vêm sendo realizados que sugerem que eles podem ser utilizados para tratar problemas gastrointestinais, retardar o desenvolvimento de alergias em crianças, e ainda tratar infecções vaginais e urinárias em mulheres.

Outros estudos estão apresentando resultados interessantes com potenciais benefícios no tratamento e prevenção de:

  • Diarreia
  • Síndrome do intestino irritável
  • Infecções do trato urinário
  • Infecções vaginais
  • Colite ulcerativa
  • Doença de Crohn
  • H. pylori (pode ajudar na erradicação desta bactéria causadora de úlcera)
  • Eczema em crianças
  • Cólicas em crianças
  • Enterocolite necrosante e sépsis em bebês prematuros
  • Doença periodontal
    • entre outras

Mas ainda há muito a aprender sobre sua utilidade e segurança para várias condições de saúde. Ainda não se sabe quais probióticos são úteis e quais não. Também não se sabe quanto dos probióticos as pessoas precisariam tomar ou quem mais se beneficiaria deles.

Os probióticos podem ser perigosos? Têm malefícios?

Os probióticos são geralmente considerados seguros em pessoas saudáveis, já que estão presentes no nosso sistema digestivo normal. No entanto, poucos estudos analisaram com detalhes a segurança dos probióticos, e informações sobre seus efeitos colaterais ainda são escassas.

Portanto, eles podem ser um risco para pessoas que estejam com sistema imunológico comprometido. Quando eles foram considerados no tratamento de pessoas em alto risco como, por exemplo, pacientes gravemente doentes em hospitais, é preciso analisar os riscos potenciais em relação aos seus benefícios.

Alguns efeitos nocivos que podem ocorrer são infecções, produção de substâncias nocivas pelos microrganismos ou transferência de genes de resistência aos antibióticos dos microrganismos probióticos para outros microrganismos do sistema digestivo.

No Brasil, o uso de probióticos em alimentos requer avaliação prévia da Anvisa, segundo requisitos da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 241/2018. Mesmo assim ainda são necessários estudos detalhados sobre os efeitos colaterais dos probióticos.

Alertas

Nunca utilize probióticos para tratar alguma doença sem antes analisar seu caso com o médico.

Se estiver pensando em tomar algum suplemento, converse com seu médico sobre os benefícios e malefícios que possam existir. Principalmente se você estiver com algum problema de saúde.

Tenha cuidado com marcas estranhas desses suplementos, sempre verifique o rótulo para saber os ingredientes utilizados! Alguns produtos probióticos podem conter microrganismos que não estão indicados no rótulo. E contaminantes podem causar riscos para sua saúde, principalmente se ela já estiver comprometida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *