Quanto tempo os germes duram em superfícies específicas

Quanto tempo os germes duram em superfícies específicas como sola de sapato, coleira do cachorro, bolsas de mercado, entre outras? Muitas pessoas não sabem, mas vírus e germes podem permanecer por bastante tempo em uma superfície depois de alguém tocá-la. Esse tempo pode variar de horas e até dias! Normalmente superfícies duras como inox ou plástico são piores, por não possuírem poros que podem absorver e prender os agentes patogênicos. Neste post vamos falar sobre algumas dessas superfícies e como você pode limpá-las corretamente.

Quanto tempo os germes duram em superfícies específicas

É importante informar que além da superfície, os vírus e germes vivem mais tempo em locais com temperaturas mais baixas, de baixa umidade e pouca luz do sol.

Sacolas retornáveis de mercado – as sacolas de mercado são importantes para reduzir o uso de sacolas plásticas, mas elas podem hospedar vírus e bactérias como a Escherichia coli. Também podem ser local de proliferação de fungos. Por isso é importante lavar as sacolas sempre que chegar do mercado e remover as compras. Uma dica para desinfecção é utilizar água sanitária, colocando uma parte de água sanitária para nove de água.

Quanto tempo os germes duram em superfícies específicas

Solas de sapatos – um estudo de 2020 mostrou que vírus e bactérias podem viver nas solas de sapatos. Portanto, para se proteger de contaminação dentro de casa, tire os sapatos antes de entrar e deixe em um local separado na entrada. Quem preferir pode usar lenço desinfetante para limpar as solas. Não esqueça de limpar regularmente os sapatos, conforme as instruções do fabricante.

Óculos – a maioria das armações de óculos são feitas de plástico, tipo de superfície em que o vírus pode viver por até três dias. Para piorar, eles podem sobreviver por até cinco dias nas lentes, que são feitas de vidro. Evite tocar nos óculos enquanto estiver na rua. Ao chegar em casa lave o óculos todo com água e sabão (ou detergente) por 20 segundos. Depois seque bem com pano macio.

Cartões de crédito – os vírus se prendem nas superfícies plásticas, e com o cartão de crédito não é diferente. Os vírus podem sobreviver por até três dias no cartão e bactéria como a E.coli pode sobreviver por até um dia. Desinfete o cartão sempre após o uso, você pode utilizar um pano limpo com álcool 70%, tendo cuidado para não passar no chip e na tarja preta. Se ficar com receio de limpar, deixe o cartão separado em local que não irá tocar, como faz com os sapatos ao chegar em casa.

Coleiras de cachorro – a maioria das coleiras são feitas de nylon ou algodão, com componentes de metal e plástico. Germes podem sobreviver por várias horas em tecidos, três dias em plástico e até cinco dias em metal. Por isso a melhor maneira de se proteger é não tocar no rosto quando estiver andando com seu cão na rua. Quando chegar em casa, lave as mãos com sabão por 20 segundos. Não esqueça de lavar a coleira colocando de molho por 10 minutos em uma bacia com água quente e shampoo para cães. Dê uma esfregada neste tempo, depois coloque para secar.

Puxador de porta de carro (maçaneta) – as maçanetas dos carros são feitas de metal, tipo de superfície que mantém os vírus vivos por até cinco dias. É importante fazer desinfecção passando álcool 70% ou lenços desinfectantes.

Volante do carro – o volante do carro tem 12 vezes mais germes do que o assento do vaso sanitário. Um estudo britânico da Aston University mostrou que o volante pode conter 700 tipos de bactérias diferentes. O problema do volante é que ele é feito de material com menos poros, os vírus sobrevivem nele por vários dias. Desinfete o volante utilizando lenço desinfetante ou algum desinfectante com pano macio. Evite produtos que contenham água sanitária e álcool.

É possível notar que, qualquer utensílio que você leve para fora de casa, tem o risco de ficar contaminado com algum germe, vírus ou bactéria. Portanto, ao chegar em casa, além das precauções já especificadas acima, não esqueça de lavar sempre suas mãos por 20 segundos.