Quando devo lavar os lençóis da cama?

Quando devo lavar os lençóis da cama? De quanto em quanto tempo é recomendado trocar o lençol da cama para lavagem? Muitas pessoas não sabem, mas a cama pode sim ser um local de propagação de germes e bactérias.

Na cama costumam se acumular ácaros, pólen, pelos, mofo, matéria fecal e até células mortas da pele. Já nos lençóis ficam acumulados óleo, suor, maquiagem e outras sujeiras. Por isso é tão importante sua lavagem correta, para evitar que tudo isso entre em contato com a sua pele enquanto você dorme.

De quanto em quanto tempo devo lavar os lençóis da cama?

De acordo com dermatologistas, o ideal é trocar o lençol da cama toda semana ou até antes disso, se notar alguma sujeira visível. Muitas pessoas costumam trocar os lençóis apenas de 20 em 20 dias ou uma vez no mês, mas o recomendado é de sete em sete dias!

Quanto mais tempo você demorar para trocar e lavar, maior a chance de ter problemas como irritação na pele, acne e até infecção.

De preferência lave os lençóis na maior temperatura permitida, de acordo com a etiqueta. Quanto mais quente a água, maior a chance de matar os germes e ácaros presentes. Utilizando a água quente, você não precisa utilizar outros produtos químicos na lavagem além do sabão, evitando reações alérgicas que possam ocorrer devido a esses produtos.

Para se ter uma ideia, os ácaros podem se proliferar na cama suja e depois de dois anos você terá uma “pequena” colônia com 1,5 milhão desses aracnídeos. Eles adoram poeira, umidade e ambiente escuros, além de se alimentarem de fungos e pele humana morta. Estudos mostraram que cerca de 80% das alergias respiratórias estão relacionadas aos ácaros.

De quanto em quanto tempo devo lavar os lençóis da cama?
De quanto em quanto tempo devo lavar os lençóis da cama?

É importante alertar que é impossível eliminar todos os ácaros do ambiente doméstico. Cada animal vive, em média, 100 dias, e a fêmea põe até 200 ovos durante sua vida. Mas você pode fazer outras coisas além da troca do lençol para se prevenir:

  • Evite fazer refeições na cama.
  • Passe o aspirador de pó no colchão, é uma das melhores ferramentas para prevenir e matar os ácaros.
  • Vire o colchão a cada 15 dias.
  • Coloque capa emborrachada com zíper no colchão e outra capa de pano por cima desta.

Os ácaros não serão 100% eliminados, mas você estará reduzindo bastante sua proliferação.

Mas atenção! No caso de pessoas que estejam doentes ou pessoas que dormem nuas, essa troca e lavagem deve ser feita com mais frequência do que uma vez na semana. Inclusive para aquelas pessoas que adoram fazer exercícios físicos e deitar na cama com corpo suado sem tomar banho.