Como a bebida alcoólica afeta o nível de energia do seu corpo

Como a bebida alcoólica afeta o nível de energia do seu corpo? Já explicamos aqui no site como as bebidas afetam o cérebro. Mas o que muitas pessoas não sabem é que elas também podem afetar os níveis de energia do corpo, o humor e julgamento.

A seguir explicaremos um pouco sobre a influência da bebida alcoólica na energia necessária para você seguir com seu dia.

Como a bebida alcoólica afeta seu nível de energia?

Existem várias formas em que a bebida pode reduzir o seu nível de energia, mas a principal delas é sua influência nos níveis de açúcar no sangue.

O que ocorre quando você bebe é que no início o álcool aumenta o nível de açúcar no sangue. À medida que a insulina é liberada na corrente sanguínea para controlar esse aumento, o nível de açúcar no sangue reduz rapidamente, e faz você se sentir fraco.

Como a bebida alcoólica afeta seu nível de energia?
xr:d:DAGBeDzJyRU:8,j:5660322673496876516,t:24040419

Embora esteja bebendo muitos líquidos quando ingere bebida alcoólica, você vai perceber que está urinando com mais frequência, pois seus rins estão fazendo hora extra para conseguir expulsar o álcool do seu corpo.

Isso leva à desidratação, que consequentemente esgota o nível de energia do seu corpo, pois uma quantidade extraordinária de nutrientes e minerais são descartados no vaso sanitário.

E não é só isso, o consumo de bebida alcoólica também interfere na regulação do seu ritmo circadiano (“relógio biológico”), pois reduz o nível de melatonina no seu corpo. Essa interferência foi comparada com a causada por jet-lag. Se o ritmo circadiano é prejudicado, consequentemente seu sono também o é. E sem a quantidade adequada de descanso no dia, o corpo fica incapaz de repor as energias.

Dependendo do nível de responsabilidade da pessoa, se ela trabalha em um emprego que exige estar alerta como, por exemplo, controlador de tráfego aéreo, esses efeitos circadianos podem representar um perigo grave para a pessoa e outras que estejam sob sua responsabilidade.

A bebida alcoólica também

  • Aumenta o risco de depressão – ele é um depressor que afeta o nível natural da dopamina e serotonina no cérebro. Essas substâncias químicas regulam o humor e a liberação de alguns hormônios que dão sensação de bem-estar e felicidade. Inicialmente você estará com humor elevado, mas à medida que o álcool vai interagindo com os receptores de dopamina e serotonina, a situação muda e você acaba por se sentir deprimido. Quanto maior a quantidade de bebida, mais deprimida a pessoa se sente. Consequentemente a pessoa fica com a energia esgotada.
  • Reduz o tempo de reação – a bebida alcoólica atrasa a troca de mensagem entre o cérebro e o corpo, reduzindo o tempo de reação. No início a pessoa se sente ativa e empolgada, depois começa a ficar letárgica e desequilibrada, devido à depressão causada no sistema nervoso central.
  • Prejudica seu julgamento – o uso prolongado de bebida alcoólica pode afetar a estrutura do cérebro responsável pelo julgamento e raciocínio. Por isso, muitas más decisões e casos de violência ocorrem sob o efeito da bebida.

A maioria das pessoas toma uma bebida de vez em quando, é provável que elas nunca sofram quaisquer consequências desses tipos. Mas é importante ter conhecimento do que o consumo regular de bebida alcoólica pode causar. Como elas nunca vão deixar de existir, é importante saber como podem afetar sua energia, seu julgamento e humor, antes de consumi-las.