Metformina emagrece? Tem perigos para saúde?

Metformina emagrece? Tem perigos para saúde? Muitas pessoas procuram pelo medicamento cloridrato de metformina para perder peso, mas será que isso é seguro? O remédio foi criado para ajudar no emagrecimento?

Neste post falaremos um pouco sobre o cloridrato de metformina, remédio indicado para o tratamento da diabetes, principalmente o tipo 2, que ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue.

É verdade que metformina emagrece?

Não, infelizmente a metformina não irá fazer você perder muito peso. A quantidade de peso que as pessoas costumam perder ao utilizarem este remédio é muito baixa, de 2 a 3 Kg. Não será suficiente para ter um grande impacto se estiver com excesso de peso. Portanto, esse medicamento não deve ser utilizado com o intuito de emagrecimento!

O que aconteceu foi que alguns estudos demonstraram que pessoas com diabetes 2 e excesso de peso, tomaram o remédio e perderam peso. Efeito contrário ao que ocorre com a maioria dos outros medicamentos para diabetes, que causam aumento de peso. Por isso a metformina costuma ser indicada para prevenir diabetes em pessoas obesas, que têm risco de desenvolver diabetes tipo 2. Mas ela nunca foi considerada uma pílula para emagrecer!

Como funciona a metformina?

O cloridrato de metformina começa a agir no intestino. Acredita-se que ele cause alteração no equilíbrio das bactérias naturais do sistema digestivo. Além disso, ativa enzimas específicas que ajudam o corpo a utilizar a gordura de maneira mais eficaz.

Ela colabora para:

  • reduzir a produção de glicose, pois inibe processos bioquímicos responsáveis pelo acúmulo de glicose não utilizada nos tecidos do fígado;
  • retardar absorção da glicose, atuando no processo de absorção de moléculas de açúcar pelo intestino, deixando-o mais lento;
  • aumentar a eficiência da insulina, pois permite que as células absorvam melhor a glicose.
Metformina emagrece? Tem perigos para saúde?

Acredita-se que a perda de peso ligada ao medicamento seja causada pela mudança nas bactérias intestinais. Como os efeitos secundários mais comuns são problemas digestivos, uma teoria é que a dor no estômago fazia com que as pessoas perdessem apetite e comessem menos, ou ainda que a diarreia, causasse perda de água.

Mas a perda de peso continuou mesmo após desaparecerem esses efeitos desagradáveis, que costuma ser dentro de algumas semanas. Por isso a explicação mais provável é que as alterações que a metformina causa no intestino, resultem na diminuição do apetite. Ela pode aumentar os níveis de leptina no corpo, a leptina é conhecida como o hormônio da saciedade. Se a pessoa não tiver fome, ela acaba comendo menos.

Tem perigo para saúde o uso da metformina para perder peso?

A Sociedade Brasileira de Diabetes não indica o uso do cloridrato de metformina para perder peso. O medicamento não foi criado para esta função e poderá causar problemas de saúde no futuro.

Portanto, se alguém recomendar que você tome este medicamento para emagrecer, tenha cuidado. A metformina é um medicamento para tratar ou retardar a diabetes em pessoas com excesso de peso, não para perder peso! Ela não pode ser um substituto para uma alimentação saudável e exercício físico regular. Inclusive, a maioria dos médicos recomenda que qualquer pessoa que comece a utilizar o medicamento, também faça essas mudanças no estilo de vida.