É verdade que queimamos mais calorias do que consumimos ao comer aipo?

Ao comer aipo queimamos mais calorias do que consumimos? É verdade que se comermos aipo deitados no sofá queimamos calorias? Não seria ótimo se pudéssemos queimar calorias enquanto comemos? Existem vários sites que recomendam o consumo dos alimentos mágicos com “calorias negativas”, são alimentos que supostamente você gasta mais calorias do que consome ao comê-los. Um desses alimentos é justamente o aipo. Mas será que isso é verdade ou é apenas mais um mito? O que a ciência fala sobre isso?

É verdade que queimamos mais calorias do que consumimos ao comer aipo?

Os alimentos considerados “calorias negativas” são em sua maioria frutas e vegetais, além do aipo, tem o melão, abobrinha, brócolis, alho, tomate, melancia, limão, pêssego e outros. São alimentos com baixo teor calórico, menos de 80 calorias por porção (frutas) e menos de 25 calorias (legumes), composto praticamente por água. Por exemplo, o aipo é composto de 95% água.

É verdade que queimamos mais calorias do que consumimos ao comer aipo?
É verdade que queimamos mais calorias do que consumimos ao comer aipo?

Como o processo de beber água queima calorias, um copo de 200 mL pode queimar cerca de 10 calorias. Muitas pessoas acreditam que esses alimentos compostos praticamente de água contêm calorias negativas, pelo fato de que o processo de comer alimentos queima calorias.

Por isso muitos acreditam que esses alimentos compostos praticamente de água contêm calorias negativas, especialmente porque o processo de comer alimentos queima calorias. Apesar de os alimentos com calorias negativas serem “teoricamente” possíveis, não existem estudos de confiança que provem sua existência.

O processo de mastigar e digerir alimentos realmente queima calorias, por isso “em teoria” o alimento com calorias negativas poderia existir. Mas não conseguiram provar que ao comer aipo você apenas perde calorias. Na verdade, dependendo da quantidade consumida, se for acima do limite calórico, a pessoa pode até ganhar peso com o aipo.

Para se ter uma ideia, ao mastigar proteínas consumimos 10 a 30% do total de calorias para digeri-la. Se você comer 100 calorias em proteína, irá gastar 20 a 30 delas durante a digestão. No caso dos carboidratos essa proporção cai para 5 a 10% e na gordura apenas 3% do total de calorias são queimadas na digestão.

As calorias queimadas são tão pequenas que é praticamente impossível que um alimento contenha calorias negativas. Para que isso ocorresse, o alimento deveria conter pouquíssimas calorias, ser mastigado durante muito tempo e ter uma composição nutricional que exigisse uma elevada porcentagem de calorias para digestão. O que não acontece com o aipo.

Apesar dessas frutas e legumes com “calorias negativas” não queimarem calorias, elas ainda são de baixa caloria e uma escolha inteligente para um dieta baseada em plantas. Elas podem ter efeitos positivos na sua vida, e não devem ser descartadas só porque não resultam em calorias negativas. Seguir dietas extramas que promovem ingestão de apenas alguns alimentos, pode fazer com que você perca nutrientes importante para sua saúde. Para a perda de peso bem sucedida, é preciso adotar um estilo de vida saudável, com dieta equilibrada e exercício físico regular.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *