Quer aprender a como acabar com o calcanhar rachado? Então leia este post até o fim que com certeza as dicas irão lhe ajudar muito!

Nossos pés aguentam todo o peso do corpo, por isso, qualquer problema com eles podem causar grande desconforto e afetar a maneira como andamos. Também podem causar dor nos joelhos, quadril e nas costas.

A rachadura no calcanhar aparece quando ficamos muito tempo em pé, quando usamos sapatos que deixam o calcanhar à mostra, quando salto alto não fica correto no pé ou quando deixamos a pele ficar seca demais e calejada. As rachaduras pioram com o tempo e ficam mais profundas, podendo pegar infecção mais facilmente.

Veja agora como acabar com o calcanhar rachado, as melhores maneiras de prevenir e como tratar o calcanhar rachado.

Atenção!! Se as rachaduras no calcanhar já estiverem muito profundas com sangramento ou parecem infectadas, procure o médico imediatamente! Neste caso nada que você fizer vai melhorar.

Como acabar com o calcanhar rachado

Esfoliação com pedra-pomes de maneira correta

Amoleça os calos e esfolie a pele usando a pedra-pomes logo após o banho ou depois de deixar os pés de molho na água morna, quando a pele ainda está amolecida. Não faça força demais, não tem que ir muito fundo senão vai piorar a condição. Faça movimentos apenas em uma direção, não faça movimentos vai e volta. Assim irá remover a pele morta sem abrir rachaduras na parte profunda. Repita este processo uma vez por semana, mas cuidado para não usar demais!

Use emoliente ou umectantes

Os emolientes penetram na pele e reduzem a perda de água. Eles formam uma camada protetora na pele que torna a pele suave, macia e flexível. Ajudam a reduzir a perda de água. Estes emolientes são ácidos graxos, óleos vegetais e lipídios não gordurosos. É possível encontrar diversos tipos de creme emolientes à venda.

Já os umectantes penetram na camada externa da pele, atraem água do ar e mantêm a umidade do local. Também ajudam a aumentar a capacidade de água da pele. Se o ar estiver seco, ele consegue extrair umidade das camadas inferiores da pele. Alguns tipos conhecidos são D-pantenol, glicerina e ácido hialurônico.

Como acabar com o calcanhar rachado
Como acabar com o calcanhar rachado, tratar

Aplique hidratante oclusivo em cima do emoliente ou umectante

Depois que o emoliente ou umectante for absorvido, aplique um hidratante oclusivo por cima, pois ele cria uma barreira protetora e impede a perda de água e ressecamento da pele.

As substâncias hidratantes se diferenciam das emolientes e umectantes porque possuem a capacidade de permear a camada córnea, por isso, agem mais profundamente e por toda a extensão da pele. A ureia é uma das mais importantes substâncias hidratantes.

Alguns exemplos deste hidratante são vaselina, parafina, creme Nivea da latinha, óleos minerais, silicone e lanolina, óleo de coco e outros.

Use meias 100% algodão e sapatos corretos

Depois que aplicar os produto use uma meia que seja de algodão para manter a umidade permitindo que a pele respire. Além disso você evita que o lençol fique manchado. Se quiser coloque um pedaço de plástico cobrindo os calcanhares por baixo da meia. Vai ajudar, e muito, a amolecer a pele do calcanhar.

De preferência não use sapatos que não cubra todo o calcanhar. Se usar sandálias use com sola grossa e que absorva impacto, que tenha o laço para prender. É importante que o calcanhar não fique em contato com a sujeira do chão, para não pegar infecção.

Evite banho quente e prolongado

Evite banhos muito quentes e prolongados, isto resseca demais a pele. Se possível passe o hidratante assim que sair do banho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.