Benefícios de uma boa noite de sono

Quais os benefícios de uma boa noite de sono? Nem sempre conseguimos dormir bem. Tem dias que acordamos com a sensação de que não dormimos, com cansaço no corpo e bocejando o tempo todo. Essa sensação não é só ruim como também é prejudicial à saúde.

Atualmente os especialistas estão recomendando de seis a oito horas de sono por noite. Falaremos neste post sobre os benefícios que você pode obter, se conseguir dormir realmente bem durante a noite.

Quais os benefícios de uma boa noite de sono?

Quais os benefícios de uma boa noite de sono?

Dormir pode prevenir contra o ganho de peso.

Dormir bem não vai fazer você perder peso, mas pode, sim, ajudar no controle do peso.

Isso acontece, pois quando você não consegue dormir direito, o corpo produz grelina, um hormônio que estimula o apetite. Além disso, o corpo também diminui a produção de leptina, o hormônio da saciedade que avisa o cérebro quando você está satisfeito. Portanto, se está pensando em perder peso, é crucial que tenha uma boa noite de sono.

Dormir melhora o sistema imunológico.

Quando você dorme bem, as células de defesa são restauradas, garantindo a produção de anticorpos para combater as mais diversas infecções de maneira adequada. Um estudo mostrou que pessoas que dormiam menos de 7 horas por dia, tinham quase três vezes mais chances de desenvolver uma gripe do que aqueles que dormiam 8 horas ou mais. E tem mais, um sono adequado pode também melhorar a eficácia das vacinas.

Dormir bem pode fortalecer seu coração.

Um review de estudos mostrou que a falta de sono está ligado a uma aumento no risco de problemas cardíacos. Isso porque a falta de sono faz com que o corpo produza cortisol, um hormônio relacionado ao estresse. Níveis elevados de cortisol a longo prazo no sangue, podem aumentar o colesterol sanguíneo, os triglicerídeos, o açúcar no sangue e pressão arterial. Todos fatores de risco comuns de doenças cardíacas.

Dormir bem pode melhorar a concentração e produtividade.

A privação de sono afeta negativamente a cognição, concentração, produtividade e desempenho. Um estudo mostrou que internos em um hospital, que trabalharam mais do que 24 horas seguidas, tiveram 36% mais erros médicos sérios, do que os internos que tiveram mais horas para dormir.

Dormir bem pode maximizar o desempenho atlético.

Um estudo com jogadores de basquete mostrou que o sono adequado melhora significativamente a velocidade, precisão, tempo de reação e bem-estar mental. Outro estudo mostrou melhoras no desempenho de nadadoras e nadadores, que tiveram aumento do tempo de sono para 10 horas.

Além disso, condições mentais de saúde, como a depressão, estão fortemente ligadas à privação do sono e distúrbios do sono. Estudos mostraram que 90% dos pacientes com depressão reclamavam sobre a qualidade do sono. Outro estudo mostrou que pessoas com insônia e apneia do sono reportaram mais depressão, do que aqueles que não sofrem do problema.

Portanto, uma boa noite de sono é bom e é necessário para uma melhor qualidade de vida. Para obter todos os benefícios, dê preferência para dormir de 7 a 8 horas por noite.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *