Benefícios de uma boa noite de sono

Existem benefícios de uma boa noite de sono? Nem sempre conseguimos dormir bem. Tem dias que acordamos com a sensação de que não dormimos, com cansaço no corpo e bocejando o tempo todo. Essa sensação não é só ruim como também é prejudicial à saúde. Atualmente os especialistas estão recomendando de seis a oito horas de sono por noite. Falaremos neste post sobre os benefícios que você pode obter, se conseguir dormir realmente bem durante a noite.

Quais os benefícios de uma boa noite de sono?

Dormir pode prevenir contra o ganho de peso. Dormir bem não vai fazer você perder peso, mas pode sim ajudar no controle do peso. Isso acontece pois quando você não consegue dormir direito, o corpo produz grelina, um hormônio que estimula o apetite. Além disso o corpo também diminui a produção de leptina, o hormônio da saciedade que avisa o cérebro quando você está satisfeito. Portanto se está pensando em perder peso, é crucial que tenha uma boa noite de sono.

Dormir melhora o sistema imunológico. Quando você dorme bem, as células de defesa são restauradas, garantindo a produção de anticorpos para combater as mais diversas infecções de maneira adequada. Um estudo mostrou que pessoas que dormiam menos de 7 horas por dia, tinham quase três vezes mais chances de desenvolver uma gripe do que aqueles que dormiam 8 horas ou mais. E tem mais, um sono adequado pode também melhorar a eficácia das vacinas.

Quais os benefícios de uma boa noite de sono?
Quais os benefícios de uma boa noite de sono?

Dormir bem pode fortalecer seu coração. Um review de estudos mostrou que a falta de sono está ligado à uma aumento no risco de problemas cardíacos. Isso porque a falta de sono faz com que o corpo produza cortisol, um hormônio relacionado ao estresse. Níveis elevados de cortisol a longo prazo no sangue, podem aumentar o colesterol sanguíneo, os triglicerídeos, o açúcar no sangue e pressão arterial. Todos fatores de risco comuns de doenças cardíacas.

Dormir bem pode melhorar a concentração e produtividade. A privação de sono afeta negativamente a congnição, concentração, produtividade e desempenho. Um estudo mostrou que internos em um hospital, que trabalharam mais do que 24 horas seguidas, tiveram 36% mais erros médicos sérios, do que os internos que tiveram mais horas para dormir.

Dormir bem pode maximizar o desempenho atlético. Um estudo com jogadores de basquete mostrou que o sono adequado melhora significativamente a velocidade, precisão, tempo de reação e bem-estar mental. Outro estudo mostrou melhoras no desempenho de nadadoras e nadadores, que tiveram aumento do tempo de sono para 10 horas.

Além disso condições mentais de saúde como a depressão, estão fortemente ligadas à privação do sono e distúrbios do sono. Estudos mostraram que 90% dos pacientes com depressão reclamavam sobre a qualidade do sono. Outro estudo mostrou que pessoas com insônia e apnéia do sono reportaram mais depressão, do que aqueles que não sofrem do problema.

Portanto uma boa noite de sono é bom e é necessário para uma melhor qualidade de vida. Para obter todos os benefícios, dê preferência para dormir de 7 a 8 horas por noite.

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