.

Beleza & Saúde

O que fazer para parar de roer a unha?

O que fazer para parar de roer a unha? As pessoas roem as unhas por diversos motivos e muitas vezes nem reparam quando já estão roendo. Mas apesar de parecer inofensivo, o hábito de roer as unhas pode prejudicar sua estrutura, facilitando entrada de fungos e bactérias que podem causar infecção. ]

Além disso, pode prejudicar seus dentes, causando trincas e lascas, encurtamento da raiz, retração da gengiva e até modificar posição dos dentes.

A seguir trazemos algumas dicas que poderão ajudar a parar com este hábito prejudicial à sua saúde.

O que fazer para parar de roer a unha?

A primeira medida necessária é identificar as causas do problema. Alguns estudos indicaram causas genéticas relacionadas ao hábito de roer unhas. Mas existem vários outros fatores ambientais que influenciam o aparecimento do comportamento de roer unhas como, estresse, tédio, ansiedade e outros.

O que fazer para parar de roer a unha

Por exemplo, preste atenção se você rói as unhas quando está parado assistindo televisão, ou dirigindo no carro, ou quando está preocupado com alguma coisa conversando com alguém. Qual sensação aparece logo antes de começar a roer? Por essas informações você poderá descobrir qual emoção está relacionada ao seu condicionamento de roer as unhas.

É preciso ter paciência nesse início, pois demora para você conseguir perceber que está roendo e lembrar que não era para fazer isso. Se você mora com alguma pessoa, peça a ela que avise sempre que você colocar a mão na boca e não reparar. Isso pode ajudar.

Depois que descobrir o que faz roer as unhas, tente modificar o ambiente ao seu redor, para que a situação não aconteça e você não coloque o dedo na boca. Além disso, tente substituir o movimento de levar a mão à boca por outro que não seja prejudicial. Por exemplo, ao sentir que está levando a mão à boca, aperte o dedo indicador com a outra mão, até que o desejo de roer as unhas passe.

Aproveite para fazer as unhas regularmente, pode ser na manicure ou você mesma/o em casa. Mantenha as unhas curtas e com esmalte, caso não queira esmalte, uma opção é utilizar uma base fortalecedora.

Se mesmo assim você não aguentar e continuar colocando o dedo na boca, tente utilizar luvas nas mãos em casa ou então máscara no rosto. Com uma dessas opções, você ficará alerta sempre que levar a mão até a boca.

Como último recurso procure ajuda médica.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Recentes

Categorias

Tags