Benefícios da farinha de banana verde para saúde

Você conhece os benefícios da farinha de banana verde para a saúde? Muitas pessoas não sabem, mas a banana quando colhida antes do amadurecimento, ainda verde, pode ser utilizada no preparo de uma farinha saudável.

Essa farinha vem fazendo muito sucesso no mundo fitness, por ser rica em amido resistente (quando a banana amadurece esse amido é convertido em açúcar). A seguir falaremos um pouco sobre as propriedades benéficas desta farinha da banana verde, e se existe algum malefício.

Quais são os benefícios da farinha de banana verde?

Como falamos no início do post, a farinha de banana verde é rica em amido resistente (67%), é uma forma de amido que resiste à digestão no intestino delgado, entrando no cólon em sua forma completa. No cólon ele é fermentado por bactérias, levando à formação de ácidos graxos de cadeia curta. Esses ácidos graxos desempenham um papel na prevenção do câncer colorretal.

Benefícios da farinha de banana verde para a saúde

Os benefícios mais evidentes detalhados no estudo da Nutrients são os relacionados com doenças gastrointestinais, ao metabolismo glicêmico (índice glicêmico) e ao emagrecimento.

Estudos em crianças mostraram que a polpa de banana verde melhorou sintomas tanto de diarreia quanto de constipação. Em adultos saudáveis a farinha de banana verde aumentou a saciedade e influenciou na estabilidade da glicose no organismo. Já em adultos com diabetes tipo 2, os estudos mostraram redução do peso corporal (possivelmente devido à saciedade) e aumento da sensibilidade à insulina (o que é bom para quem tem diabetes).

O consumo de farinha de banana verde também foi relacionado a melhora em complicações renais e hepáticas associadas à diabetes. Possivelmente como consequência do controle do índice glicêmico.

Mas ainda são necessários mais estudos para definir a quantidade certa de farinha de banana verde para que se atinja o efeito desejado. Os estudos recentes não padronizaram as quantidades, nem nível de maturação e variedade da banana verde.

Existe algum malefício associado à banana verde?

Algumas pessoas acreditam que esse tipo de farinha pode causar diarreia, mas de acordo com os estudos analisados, a farinha de banana verde não causou diarreia. Pelo contrário, por ser rica em fibras prebióticas e fibras insolúveis, ela ajuda a controlar sintomas relacionados a doenças gastrointestinais, e melhorar sintomas de diarreia e constipação.