Importância da esfoliação para a pele

Você sabe qual a importância da esfoliação para a pele? Por que precisamos esfoliar a pele do corpo? Quais as maneiras recomendadas de esfoliação? Neste post falaremos um pouco sobre a esfoliação e seus benefícios para pele do corpo.

Antes de começar, é importante informar que tanto a palavra esfoliação quanto exfoliação estão corretas no português e significam a mesma coisa, “ato de separar por folhas ou camadas as partes de alguma coisa”.

Qual a importância da esfoliação para a pele?

A esfoliação ajuda a manter sua pele sedosa e macia, removendo células mortas da pele. Isso é importante, pois a pele libera naturalmente células mortas de 30 em 30 dias (processo de descamação), para que novas células possam vir à superfície. Se as células mortas não forem removidas, podem resultar em manchas opacas, secas e escamosas.

A descamação na pele oleosa pode ser retardada, pois o óleo da pele atua como uma cola, que mantém as células mortas presas à superfície. Isso pode contribuir para o entupimento dos folículos, levando ao acúmulo de bactérias da acne que estimulam a produção de fissuras.

Por isso a esfoliação é especialmente útil para pessoas com a pele oleosa, mas pode ser realizada pela maioria das pessoas. Ao realizar a esfoliação você estará acelerando o processo da remoção das células mortas da superfície da pele, deixando ela mais suave, melhorando o tom e aumentando a receptividade da pele a ingredientes que controlam a oleosidade.

Esse processo pode ser realizado por produto químico, esfoliante granular, pedra-pomes e outros tipos. O regime de esfoliação ideal depende da análise de um dermatologista, ele poderá indicar se você deve utilizar esfoliantes físicos ou esfoliantes químicos, além da frequência da esfoliação.

A esfoliação também é bom para pessoas idosas?

Sim, a esfoliação também é bastante recomendada para pessoas idosas, pois o processo de descamação e regeneração celular fica mais lento com a idade. O corpo fica mais lento para remover as células mortas e gerar novas células, causando acúmulo das células mortas na superfície. Esse acúmulo de células mortas que causa aspecto áspero, seco e opaco.

Importância da esfoliação para a pele

Portanto, a pessoa com mais idade pode se beneficiar da esfoliação. Além de remover as células mortas, a esfoliação abre caminho para que produtos como hidratantes penetrem mais profundamente na pele, tornando-os mais eficazes.

Qual a melhor forma de esfoliar a pele?

O mais importante é que a esfoliação seja delicada. Evite fazer movimentos agressivos, pois pode levar ao ressecamento da pele e formação de fissuras. As escovinhas de esfoliação e cremes são melhor aproveitados quando usados na pele úmida, portanto dê preferência para fazer esfoliação da pele no banho da manhã ou da noite.

Realize movimentos circulares por 20 a 30 segundos na área que deseja esfoliar. Enxágue com água morna. Após a esfoliação passe o hidratante que preferir.

Normalmente é recomendado repetir a esfoliação duas vezes na semana. Desta forma, você garante a remoção da pele seca, sem perturbar a produção de óleos naturais. Nunca faça esfoliação se tiver cortes, feridas ou queimadura solar, para não irritar ainda mais a pele!

Lembre-se sempre de conversar com um dermatologista, para saber a maneira de esfoliação mais adequada para seu tipo de pele. Não arrisque utilizar produtos químicos sem conversar com o médico antes.

Deixe um comentário