Como acabar com o cabelo oleoso

Pensando em como acabar com o cabelo oleoso? Sabemos o quanto pode ser difícil. Sendo assim, separamos neste post algumas dicas que podem te ajudar a contornar este problema.

Quem tem cabelo oleoso sabe o sofrimento que é para cuidar. Principalmente quando está calor, o suor escorre e parece que o óleo da raiz vai escorrer pelo rosto.

Isso ocorre por causa das glândulas sebáceas no couro cabeludo que estão produzindo óleo em excesso. O óleo deixa o cabelo pesado ficando impossível de fazer qualquer penteado. Mas como acabar com o cabelo oleoso? Tem alguma maneira de tratar a oleosidade dos cabelos? Conheça algumas dicas para melhorar a oleosidade da raiz dos cabelos.

Como acabar com o cabelo oleoso

O que causa cabelo oleoso?

Algumas coisas podem deixar os cabelos mais oleosos. A umidade piora bastante a oleosidade do cabelo, mais ainda no verão. Ficar mexendo demais no cabelo transfere o óleo da mão para os fios, deixando-os mais oleosos. Alguns sérums para cabelo podem deixar o couro cabeludo oleoso. O uso de condicionador e shampoo em excesso. Shampoo também. E você também não precisa ficar com medo de lavar os cabelos todos os dias!

Outros problemas podem deixar o cabelo oleoso são deficiência de vitamina B, desequilíbrio hormonal e  caspa não tratada.

Como acabar com o cabelo oleoso
Como acabar com o cabelo oleoso, tratamentos para amenizar o óleo

Como acabar com o cabelo oleoso, quais precauções tomar

Lave os cabelos uma vez por dia ou a cada dois dias, de preferência de manhã. A lavagem vai remover o óleo dos cabelos. O importante é não lavar demais, senão as glândulas vão produzir mais óleo. Coloque shampoo, faça espuma esfregando e deixe alguns minutos para ela remover o óleo. Depois enxágue bem. Não use água quente demais!

Para remover o óleo acumulado use, uma vez por mês, o shampoo com sulfatos. Eles tem maior poder detergente. É importante não usar demais este tipo pois remove até a hidratação e nutrientes dos fios. Algumas pessoas preferem colocar um pouco de bicarbonato no xampu ao invés de comprar com sulfatos. Veja o que será melhor no seu.

Outra dica é usar adstringentes para cabelo que ajudam a diminuir a produção de sebo. Mas não use sempre! Ou então usar shampoo à seco em spray, mas é preciso testar o que você irá se adaptar melhor.

Passe condicionador apenas nas pontas do cabelo, se o cabeloso for oleoso demais nem passe condicionador.

Seque os cabelos com secador no ar frio, não use ar quente pois faz produzir mais sebo. Escove somente o necessário, pois a escovação pode estimular a produção de óleo.

Tratamentos caseiros controlar oleosidade do cabelo

Os produtos naturais devem ser testados por cada pessoa para saber se tem alergia e para saber se vai fazer efeito necessário. Em alguns casos a receita pode ser demais se o cabelo não for tão oleoso, se isto acontecer com você diminua a quantidade de produto usado!

Óleo de Melaleuca

Misture bem 15 gotas do óleo de melaleuca com 30 mL de óleo de coco ou jojoba. Aplique no couro cabeludo espalhando pelo comprimento do cabelo com as mãos mesmo. Deixe agir por 1 hora e lave. Se não tiver alergia pode fazer 2 vezes na semana.

Vinagre de maçã

Misture bem duas a três colheres de sopa de vinagre com uma xícara de água. Lave os cabelos com shampoo suave e depois passe a solução de vinagre. Deixe alguns minutos e enxágue com água fria. Pode fazer 3 vezes na semana. Mas veja se não vai ter alguma reação negativa.

O vinagre equilibra o pH do cabelo e controlar a secreção em excesso do couro cabeludo.

Óleo de coco

Passe óleo de coco nas palmas das mãos e esfregue no couro cabeludo. Deixe agir por 1 hora e lave com shampoo suave. O recomendado é apenas uma vez por semana.

O óleo de coco condiciona o cabelo sem deixar oleoso. Mas é preciso ter cuidado pois ele tampa completamente os poros. Não é aconselhável para quem tem problemas de acne.

Aloe Vera (Babosa)

Misture duas colheres de chá de gel de aloe vera com uma colher de sopa de limão e uma xícara de água. Enxágue o cabelo com esta solução após lavagem normal. Deixe alguns minutos e enxágue com água fria. A babosa é adstringente, ajuda a controlar o sebo do cabelo.

Bicarbonato de sódio

Para usar o bicarbonato basta polvilhar todo o couro cabeludo. Escove o cabelo para espalhar o pó. Quem preferir pode misturar uma colher de sopa de bicarbonato com três colher de sopa de água para formar uma pasta, aplique a pasta no cabelo molhado. Enxágue depois de alguns minutos com água fria.

Ele funciona como um shampoo à seco e equilibra o pH do couro.

Sal Epsom

Parecido com o bicarbonato. Adicione um pouco do sal no shampoo e aplique. Deixe agir alguns minutos e depois lave normalmente. Este sal é rico em magnésio, ajuda a reduzir inflamação do couro cabeludo e absorve o sebo.

Chá verde

Quem diria que o chá verde pode ser usado até no cabelo? É isso mesmo. Misture meia xícara de chá verde com uma xícara de água e deixe ferver por 5 minutos. Deixe esfriar e core. Aplique no couro cabeludo e deixe por 45 minutos. Depois enxágue bem. Ele também ajuda a controlar o sebo.

Estas são algumas dicas de como acabar com o cabelo oleoso. É muito importante testar para ver qual dos produtos funcionará melhor para seu cabelo. Sempre tome cuidado, aparecendo alergia pare imediatamente o uso e fale com médico!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.