Já conhece todos os benefícios do óleo de coco para o cabelo? Você vai se surpreender como este ingrediente pode dar uma outra vida para os fios!

Quando falamos do óleo de coco pensamos logo em sua utilidade para preparar comidas e saladas.

Mas a verdade é que o óleo de coco além de suas propriedades nutritivas, também tem propriedades que são boas para pele e para os cabelos.

Seu cabelo está seco e quebradiço? O óleo de coco é rico em antioxidantes e possui propriedades antifúngicas, antibacteriais e antivirais.

Conheça agora os benefícios do óleo de coco para o cabelo, por que é bom usar óleo de coco no cabelo? Como fazer para usar o óleo de coco no cabelo?

Benefícios do óleo de coco para o cabelo

Uma das coisas mais importantes para a saúde do nosso cabelo é a água que bebemos. A água hidrata tanto nosso cabelo quanto nossa pele. Mas com a idade os hormônios também influenciarão na saúde do nosso cabelo. Sendo assim, é muito importante seguir uma alimentação saudável e, claro, fazer tratamentos com produtos naturais (de preferência). O óleo de coco é um deles e estes são os seus benefícios.

Óleo de coco melhora saúde do couro cabeludo e combate caspas (fungos e infecções)

Seu couro cabeludo está seco ou soltando pele e aparecendo caspas? Fazendo massagem com óleo de coco ajuda a manter o couro cabeludo hidratado e manterá o brilho dele. Se as caspas forem de pele seca ele irá hidratar o couro e acabar com o problema. Se forem de fungos e bactérias também irá ajudar a curá-la.

Para o tratamento de caspas aplique duas colheres de chá de óleo de coco com algumas gotas de óleos essenciais (pode ser lavanda ou o que preferir), se não tiver o óleo essencial não tem problema. Faça massagem com os dedos, para impregnar bem o couro cabeludo. Passe por todo couro cabeludo.

Cubra com uma touquinha e espere por 20 a 30 minutos, se possível fique no sol. Se não tiver sol pode usar o secador de cabelo para esquentar um pouco a touca. Depois é só remover e lavar o cabelo com shampoo. Repita duas a três vezes na semana.

Mulher olhando o cabelo vendo benefícios do óleo de coco para o cabelo
Benefícios do óleo de coco para o cabelo

Óleo de coco ajuda no crescimento do cabelo

Mais um dos grandes benefícios do óleo de coco para o cabelo! Ele ajuda a crescer o cabelo e deixá-lo mais forte. Perfeito para quem está com o cabelo muito fino. Os nutrientes presentes no óleo como, por exemplo, ácido dodecanoico, penetra no cabelo melhorando sua vitalidade. É importante também ter uma alimentação saudável com alimentos que contenham Ômega-3 para ajudar nesta melhora.

Para o crescimento do cabelo é aconselhável também fazer a massagem do couro cabeludo para aprimorar a circulação do sangue. Faça a massagem aplicando um pouquinho de pressão por 10 minutos usando uma colher de chá de óleo de coco. Repita três a quatro vezes na semana.

Quem quiser ajudar ainda mais no crescimento misture quatro gotas de óleo essencial de alecrim e cubra com um touca. O calor do corpo ajudará fazer o óleo penetrar mais no couro.

Óleo de coco para cabelos secos e quebradiços

A falta de proteína faz com que os cabelos fiquem secos e quebradiços. O óleo de coco possui ácido láurico (dodecanoico) que é capaz de penetrar na haste capilar, nutrindo os cabelos com vitaminas e minerais. Ele ainda ajuda a prevenir os problemas causados por pentear e escovar.

Para nutrir os cabelos você pode usar o óleo de coco como condicionador. É preciso testar para saber qual quantidade ideal para seus cabelos, se é necessário apenas algumas horas ou deve deixar a noite inteira para fazer o efeito desejado. Se o cabelo for curto comece com apenas uma colher de chá de óleo de coco, se for cabelo médio use duas e se for cabelo comprido use uma colher de sopa. Aplique depois do shampoo, aqueça as mãos, coloque o óleo nelas e vá passando de cima para baixo, do couro até a ponta. Depois cubra com a touca e deixe algumas horas (ou durante a noite toda, quando dormir). Depois lave com shampoo para remover.

Se o cabelo estiver muito ressecado misture um óleo essencial que seja bom contra ressecamento como, por exemplo, óleo essencial de sândalo.

Óleo de coco é bom contra o frizz (cabelos arrepiados)

Quem usa muito secador de cabelo ou chapinha sabe o quanto ele pode ficar frágil e cheio de frizz. O óleo de coco previne o dano causado pela temperatura alta, ajudando a domar o frizz. Quem quiser pode usá-lo durante o dia, colocando bem pouquinho, mas é preciso usar com cautela para não exagerar.

Passe metade de uma colher de chá ou menos, de acordo com o que achar necessário para controlar os cabelinhos arrepiados. Aqueça a mão e passe. Depois seque com o secador. Ele irá secar sem ficar arrepiado.

Óleo de coco é bom contra piolhos

Este óleo natural é um ótimo aliado no tratamento e prevenção de piolhos. De acordo com estudo feito na Europa passar óleo de coco e spray de anis é mais eficaz contra piolhos que os remédios com Permetrina.

Para usar misture três colheres de sopa de óleo de coco, com uma colher de chá de óleo essencial de Ylang-Ylang, uma de anis e uma de óleo de melaleuca. Aplique no couro cabeludo, faça massagem e vá puxando para as pontas. Penteie com pente fino. Cubra com touca e deixe 2 horas. Sente no sol ou use secador para aquecer a touca. Depois remova a touca, jogue fora no lixo. Penteie novamente com pente fino e lave com bastante água e sabão (duas vezes). Misture no borrifador 480 mL de vinagre de maçã com 240 mL de água. Aplique no couro e no cabelo, colocando a cabeça em cima da pia, por que vai pingar. Massageie o cabelo e couro. Enxágue bem e penteie com pente fino. No final lave normalmente com água e sabão. Repita a cada 5 dias até ter certeza que saíram todas as lendeas.

Estes são os benefícios do óleo de coco para o cabelo mais conhecidos atualmente.

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.