Estalar os dedos causa artrite, mito ou verdade?

Estalar os dedos causa artrite, verdade ou mito? Quem tem o hábito de estalar os dedos já deve ter escutado alguém falando: não faça isso! Você vai ter artrite quando estiver mais velho! Será que esse hábito é mesmo perigoso para as articulações dos dedos? Neste post vamos explicar se a artrite tem alguma ligação com o estalar das juntas dos dedos e quais perigos relacionados ao hábito.

É mito que estalar os dedos causa artrite

Felizmente não é verdade que estalar os dedos das mãos ou até dos pés pode causar artrite.

Estalar os dedos causa artrite, mito ou verdade?

Estudos realizados ao longo dos anos não conseguiram mostrar relação do estalar dos dedos com o desenvolvimento de artrite. Eles compararam as taxas de artrite nas mãos de pessoas que estalavam os dedos com as que não estalavam, e não foi notada diferença entre elas.

Portanto, algumas pessoas podem achar irritante o seu estalar dos dedos, mas não existe evidência de que o hábito irá causar artrite. Mas…

Mas atenção!!! Não é por isso que você deve continuar estalando seus dedos!

Quando você estala os dedos, o barulho se dá devido às bolhas que se estouram no líquido sinoval. Esse líquido é o mesmo que lubrifica as articulações. Ele ajuda os ossos a se moverem para frente e para trás, sem esfregarem um no outro. Essas bolhas explodem quando puxamos o osso esticando os dedos ou dobrando com força, criando uma pressão negativa.

Mesmo que o estalo dos dedos não cause artrite, você deve evitar o hábito, pois ele pode reduzir a aderência entre os ossos, por estar mexendo com o líquido sinoval. Além disso, existem relatos, raros, mas existem, de deslocamentos ou lesões nos tendões devido ao excesso de estalar das juntas dos dedos.