Refrigerante aumenta o risco da criança se tornar obesa, mito?

É verdade que refrigerante aumenta o risco da criança se tornar obesa? O refrigerante pode condicionar às crianças a se tornar obesas quando adultas? Isso é um mito ou foi provado cientificamente? Se é mito. Por que as pessoas falam isso? A seguir explicaremos um pouco sobre o consumo dos refrigerantes e outras bebidas adoçadas artificialmente na infância.

É mito que refrigerante aumenta o risco da criança se tornar obesa

Quase todos os estudos sobre bebidas adoçadas artificialmente e obesidade em crianças, não conseguiram encontrar qualquer correlação significativa, nem muito menos casual, entre o consumo destes tipos de bebidas e o aumento de peso nas crianças.

Refrigerante aumenta o risco da criança se tornar obesa, mito

Essa afirmação foi feita no documentário Fed Up (2014) transmitido pela Netflix, eles afirmaram que um copo de refrigerante por dia pode aumentar em 60% o risco da criança ficar obesa. Mas a verdade é que os autores do estudo mencionado no documentário afirmaram que não podiam provar a casualidade.

Além disso o documentário trouxe outras informações erradas como, por exemplo, de que no ano vigente mais pessoas iriam morrer dos efeitos causados pela obesidade do que pela fome. Mas não é verdade, três vezes mais pessoas morrem dos efeitos causados pela fome.

O consumo de refrigerantes e outras bebidas adoçadas artificialmente não são saudáveis, inclusive as versões diet, e seu consumo deve ser reduzido. Mas esse não é o único fator que leva ao aumento da obesidade infantil.

São vários fatores que contribuem para obesidade infantil:

  • Genética;
  • Metabolismo;
  • Alimentação e atividade física;
  • Segurança e design do bairro onde a pessoa mora;
  • Duração curta do sono;
  • Eventos negativos na infância.

Portanto, não é somente o refrigerante ou a bebida adoçada artificialmente que irá influenciar no risco da criança desenvolver obesidade. Todos os outros fatores precisam ser levados em consideração em conjunto.

Os órgãos de saúde recomendam a encorajar hábitos de vida saudáveis para a criança, com alimentação saudável e exercícios físicos. Essas medidas provavelmente serão mais importantes para saúde da criança do que cortar completamente o açúcar (ou refrigerante) de sua dieta. Tudo deve ser consumido com moderação, e com o refrigerante não é diferente. Dê preferência para o consumo destes tipos de bebidas em festas e ocasiões especiais.