Sintomas de ovários policísticos

Você conhece os principais sintomas de ovários policísticos? Se sua resposta foi não, é sempre bom ficar de olho nos sinais enviados pelo seu corpo.

A Síndrome do ovário policístico (SOP) é também chamada de anovulação crônica hiperandrogênica. Ela é uma condição que afeta os níveis hormonais das mulheres, produzindo uma quantidade maior que o normal de hormônios masculinos.

Esse desequilíbrio hormonal faz com que se pule períodos menstruais e dificulte a gravidez. Pode causar acne e ocorrer crescimentos de pêlos no rosto e corpo e até calvície. A longo prazo pode contribuir para problemas de saúde como diabetes e doenças cardíacas.

Alguns médicos recomendam o uso de anticoncepcionais ou medicamentos para diabetes para corrigir o desequilíbrio hormonal. Sua menstruação não veio e está preocupada com algo do tipo? Conheça agora os sintomas de ovários policísticos, os sintomas mais comuns de ocorrerem.

Sintomas de ovários policísticos

Alguns sintomas de ovários policísticos são muito comuns com a maioria das mulheres, por isso algumas descobrem esta condição quando já estão com mais idade, ou quando não conseguem engravidar ou quando começam a engordar muito sem causa aparente. Os sintomas para ficar de olho são:

Menstruação irregular

Esta condição pode provocar menstruação anormal ou até ausência de menstruação por meses seguidos. Isto ocorre pois a falta de ovulação impede que o revestimento do útero se desprenda todo mês.

Algumas mulheres podem apresentar sangramento intenso na menstruação, justamente pelo revestimento uterino se acumular por meses, quando ocorre o sangramento ele sai com mais intensidade. O revestimento uterino espesso pode aumentar o risco de câncer de endométrio.

Problemas para engravidar com ovários policísticos

SOP é uma das causas principais de infertilidade nas mulheres.

Excesso de pelos ou queda deles

A maioria das mulheres com esta condição apresentam excesso de pelos no rosto e corpo inclusive nas costas e peito. Este excesso de pelos é chamado de hirsutismo.

Outras mulheres apresentam queda de cabelo, o pelo fica muito fino na cabeça e cai, podendo piorar com a idade. Em alguns casos inclusive calvície.

Acne e pele oleosa devido aos ovários policísticos

Por causa dos hormônios masculinos pode deixar a pele mais oleosa que o normal, causando acne no rosto, peito e costas. Em alguns casos ocorrem erupção semelhante a verrugas.

Imagem do útero para os Sintomas de ovários policísticos
Sintomas de ovários policísticos

Aumento de peso e obesidade (Ovário policístico engorda?)

Se você se perguntou “Ovário policístico engorda?”, a resposta para sua pergunta é sim. Mais de 80% das mulheres com SOP estão acima do peso ou têm obesidade.

Elas também têm mais dificuldade para perder peso.

Dor de cabeça

A alteração hormonal pode levar à dores de cabeça em algumas mulheres.

Escurecimento da pele

Pode ocorrer manchas escuras na pele em locais como pescoço, virilha e embaixo dos seios.

Problemas para dormir

A síndrome pode causar problemas para dormir e a pessoa se sente cansada o tempo todo. Também podem ocorrer problemas para pegar no sono. Em alguns casos ocorre apneia, parada respiratória durante o sono, e mesmo quando a pessoa está dormindo ela não se sente descansada quando acorda.

O que é policístico no ovário?

Quem tem ovário policístico (OP) nem sempre tem síndrome do ovário policístico (SOP), uma em cada quatro mulheres apresentam OP. Ovário policístico ou policístico no ovário é quando a mulher apresenta 12 ou mais cistos no ovário que não causam nenhum modificação no corpo.

A síndrome é quando a pessoa que tem ovário policístico apresenta um dos sintomas especificados anteriormente.

Ovário policístico causa dor?

Não, a dor não é um sintoma comum apresentado pelas mulheres.

A dor no ovário pode ser causada pela própria ovulação ou por um cisto, mas geralmente alivia com o tempo.

O que é um polimicrocisto?

Polimicrocisto quer dizer muitos cistos pequenos. Quando estão relacionados ao ovários a condição é chamada de ovário policístico. Estes cistos aparecem quando o folículo que desenvolve no interior do ovário não cresce o suficiente para se tornar óvulo, que é expelido do ovário na ovulação. Por isso eles vão se acumulando no ovário em forma de cistos.

Nem todas mulheres com ovário policístico apresentam síndrome do ovário policístico.

Quando procurar o médicoSintomas de ovários policísticos?

Se você apresentar alguns ou vários dos sintomas especificados no início do post, você deve conversar com seu médico sobre eles. Por exemplo, se você não menstruou em um mês e não está grávida, ou se está aparecendo pelos no rosto e corpo, ou se está tentando engravidar há mais de 12 meses e não engravida.

Alguns tratamentos podem amenizar os problemas e podem descobrir se você tem a síndrome ou não. Quanto mais cedo o diagnóstico, mas rápido se sentirá melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.