Você conhece os principais benefícios do banho quente para a saúde? Então acompanhe este post até o fim e entenda que banho não significa apenas higiene, mas também pode fazer um bem enorme para sua saúde.

Nada melhor do que um banho quente antes de dormir, nos faz sentir relaxados e descansados mais rapidamente.

Todos nós tomamos banhos regularmente, mas o que muitas pessoas não sabem é que além de ser rotina ele também traz benefícios para saúde.

O banho pode ser usado para combater vários sintomas e não é à toa que a hidroterapia existe há séculos. Conheça os benefícios do banho quente para a saúde, se você já gostava de banho quente depois disto vai gostar mais ainda.

Benefícios do banho quente para a saúde

Banho quente melhora a circulação e saúde do coração

Estamos falando aqui de banho quente mas não quente demais! Quente demais pode ser ruim para pessoas que já tenham problemas de coração. O banho quente melhora a circulação do sangue pois cria uma pressão física no corpo deixando o sangue menos viscoso e os vasos funcionam melhor. Estudos mostraram qu melhorando a capacidade do nosso coração. Ele trabalha mais rápido e mais forte, como ocorre em um exercício físico leve.

Além disso pode baixar a pressão arterial e melhorar a função cardíaca. Mas se a pessoa já tiver problemas de coração precisa falar com o médico antes pois o banho quente aumenta os batimentos cardíacos.

Melhorando a circulação a pessoa também estará melhorando a digestão, prevenindo assim contra distúrbios gastrointestinais.

Banho quente ajuda a dormir

O banho quente relaxa o corpo e nos deixa mais descansados para dormir. Quando estamos tensos do dia a dia e tomamos banho quente, a água quente aumenta a temperatura do corpo e relaxa os músculos. O relaxamento dos músculos além de nos acalmar fisicamente, também acalma mentalmente.

Banho quente melhora a respiração

Ficar com o corpo submerso na água somente com a cabeça de fora influencia a capacidade pulmonar e a quantidade de oxigênio consumido. Isto acontece por causa da temperatura e pressão que a água faz no peito e pulmões. A água quente faz o coração bater mais rápido aumentando a quantidade de oxigênio consumido e o vapor gerado pode limpar o peito e seios nasais.

Benefícios do banho quente para a saúde
Benefícios do banho quente para a saúde

Banho quente é bom para músculos, articulações e ossos

Músculos sobrecarregados, dores nas juntas e pequenas lesões podem ser aliviadas tomando um banho quente. Isto por que os músculos relaxam quando a temperatura do corpo aumenta por causa da água quente.

Banho quente emagrece

Estudos recentes revelaram que durante uma hora de banho quente a pessoa queima 140 calorias e diminui 10% do açúcar no sangue. Mas é importante frisar que a perda de calorias varia de pessoa para pessoa e todos nós estamos queimando calorias o tempo todo. A pessoa que pretende emagrecer não deve deixar de fazer algum exercício físico para ficar tomando banho. Pode ser que você nem perca a mesma quantidade de calorias das pessoas no estudo.

Esta área da perda de peso ainda precisa ser estudada com mais cuidado.

Banho quente faz bem para cérebro e sistema nervoso

A pessoa ficando submersa na água quente ajuda a reduzir dores e inflamações. Além de acalmar o sistema nervoso, pois reduz o estresse e ansiedade do corpo, melhorando o humor.

Estudos concluíram que a hidroterapia aliviam dor e desconforto na coluna de pessoas com Parkinson.

Banho quente limpa e hidrata pele e cabelos

O banho quente e o vapor ajudam a hidratar o corpo todo inclusive pele e cabelos. A água quente abre os poros da pele e nos faz suar. O suor é a maneira natural do corpo de se limpar. Algumas pessoas adicionam os óleos e sais na água para melhorar ainda mais a hidratação da pele.

Banho quente auxilia no parto natural

Muitas pessoas preferem fazer o parto natural em casa dentro da banheira de água quente. Isto por que a água quente diminui a dor e relaxa os músculos. Não existem efeitos colaterais para mãe nem para o bebê.

Banho quente alivia infecções urinárias

Se você já teve cistite, uretrite, pielonefrite ou outras infecções urinárias já ouviu falar no banho de assento morno para aliviar os sintomas. Alguns médicos recomendam inclusive a mistura de água com camomila.

Banho quente melhora sintomas de gripe e tosse

A água quente além de fazer o sangue circular mais facilmente, ela também deixa-o mais oxigenado, pois permite que você respire mais profundamente e devagar. O banho quente também mata bactéria e melhora imunidade, aliviando sintomas de gripe e tosse.

Melhora o humor

O banho quente aumenta os níveis de serotonina, um composto produzido pelo cérebo, e está associado à felicidade e bem estar.

Como podemos ver, os benefícios do banho quente para a saúde não são poucos, e não possuem efeitos colaterais. Se aquele amigo sujinho vier com a conversa de que não é necessário tomar banho, você terá diversos argumentos para discordar.

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.