Como parar de tomar um medicamento com segurança?

Como parar de tomar um medicamento com segurança? Posso parar de tomar abruptamente ou é preciso reduzir a dose com o tempo? Tem risco para saúde parar de tomar sem acompanhamento médico? A seguir falaremos um pouco sobre as recomendações para descontinuar o uso de algum medicamento.

Converse com o médico para parar de tomar um medicamento

A interrupção abrupta de qualquer remédio pode piorar sua condição e também ser perigoso para sua saúde. Portanto, você precisa conversar com seu médico para saber como o processo deve ser feito.

Não importa se é medicamento que utilizava para dormir, ou algum remédio para alergia, ou remédio para pressão, o médico irá informar como essa redução será realizada.

Como parar de tomar um medicamento com segurança?

Muitos remédios estão associados a síndromes de descontinuação ou abstinência, onde podem ocorrer efeitos secundários desagradáveis e agravamento de sintomas.

Um exemplo são os antidepressivos, nos quais a interrupção abrupta pode causar sintomas parecidos com os sintomas para os quais a medicação foi prescrita. Quando a retirada do medicamento é feita com a redução da dose até descontinuar a medicação, a síndrome de abstinência praticamente não ocorre.

Outros exemplos são os corticoides, nos quais pode ocorrer dor, fadiga, baixa pressão arterial, ansiedade, insônia, irritabilidade, depressão, náusea e vômito. Os benzodiazepínicos, que podem causar efeitos graves de descontinuação como convulsões, ansiedade, insônia de rebote, tremores, palpitações e alucinações.

Conclusão

É possível perceber a importância de se conversar com o médico sobre retirada de um medicamento de uso contínuo.

Uma dica para quem vai começar um tratamento é perguntar ao médico e anotar:

  • a dose que será usada;
  • o que é esperado;
  • efeitos colaterais comuns;
  • tempo que será preciso tomar.

Dependendo da situação, pode ser necessária a alteração do remédio, devido a efeitos colaterais ou falta de eficácia.

Fazendo isso você já começará o tratamento com informações importantes para seu futuro.