Tem perigo em tomar remédios vencidos?

Tem perigo em tomar remédios vencidos? Quando o remédio passa da data de validade ainda é seguro usar ou devo jogar fora? Neste post falaremos um pouco sobre a data de validade dos medicamentos e se existem perigos relacionados a este vencimento.

Por que os remédios têm data de validade?

A data em que um medicamento vence é o último dia em que o fabricante garante a segurança e potência total do medicamento. Todos medicamentos possuem data de vencimento que vêm escritos na caixa ou na embalagem interna. Normalmente são de um a cinco anos, que é o tempo testado pelo fabricante, e é referente ao medicamento fechado.

O prazo de validade da maioria dos medicamentos é determinado considerando o tempo que princípio ativo leva para perder 10% de sua potência e/ou atividade. Ou seja, após esta data o remédio já perdeu uma quantidade importante de sua eficácia.

Após a data de validade, o fabricante não garante que o remédio irá funcionar da mesma maneira, nem que possa ter algum efeito colateral indesejado.

Mas é muito importante destacar que uma vez que o medicamento é aberto, a data de validade não é mais garantida! Isso acontece pois o calor, umidade, luz, ar e outros fatores afetam a estabilidade do medicamento.

Tem perigo em tomar remédios vencidos?
Tem perigo em tomar remédios vencidos?

Alguns medicamentos continuam com eficácia e potência boa mesmo após a data de vencimento. Mas como isso varia de medicamento para medicamento e com a forma de armazenamento, não tem como saber qual ainda estará bom ou não após a data.

Perigos em tomar remédios vencidos

Não é considerado seguro o uso de medicamentos fora de validade, pois não é possível determinar sua eficácia e se poderá causar algum efeito colateral não conhecido.

Medicamentos de uso controlado como insulina, antibióticos, para pressão alta e vacinas podem sofrer degradação após a data de validade e não terão a mesma eficiência original, trazendo riscos graves para a saúde da pessoa. No caso dos antibióticos ainda tem o risco das bactérias ficarem resistentes, por não estar utilizando a potência correta.

Outro remédio perigoso é o cloridrato de tetraciclina, pois acredita-se que a tetraciclina pode produzir um metabólico tóxico após o vencimento.

Medicamentos que contêm conservantes como soluções oftálmicas podem permitir crescimento de bactérias após o vencimento.

Medicamentos que estejam com cheiro estranho, esfarelando ou secos, devem ser descartados mesmo que não estejam vencidos. O mesmo vale para remédios líquidos que estejam com solução turva, partículas estranhas ou descoloridos. Fique atento pois medicamentos líquidos são mais instáveis que os sólidos, estragam muito mais rápido!

Nunca descarte os remédios no vaso sanitário ou pelo ralo da pia, você poderá causar contaminação, trazendo riscos para fauna, flora e população local. Entregue em alguma farmácia ou unidade básica de saúde.

Portanto o consumo de remédios vencidos é perigoso para saúde, seu uso não é recomendado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.