Como lembrar de tomar seus remédios

Como lembrar de tomar seus remédios todos os dias? Já tem tanta coisa na cabeça e está com medo de esquecer de tomar os medicamentos prescritos pelo médico? Será que tem alguma técnica que possa utilizar para não esquecer dos remédios? Neste post trazemos algumas dicas que poderão ajudar você a lembrar de tomar seus remédios.

Use caixinhas de pílulas para lembrar de tomar seus remédios

Existem vários tipos de caixinhas de pílulas (ou comprimidos) disponíveis no mercado. A maioria é dividida em seções individuais de cada dia na semana, e outras têm até a separação das horas dentro do dia. Tem até opções de porta comprimidos eletrônicas com alarme.

Já são utilizadas a bastante tempo pelas pessoas e perfeitas para saber quando esqueceu de tomar a dose diária. Principalmente para quem toma mais de um comprimido por dia.

Como lembrar de tomar seus remédios

Utilize aplicativos de lembrete de medicação

Se você usa smartphone, uma dica é utilizar aplicativos que lembram a hora de tomar os remédios. Além de tocar alarme no horário da dose, eles permitem criar anotações e ler detalhes sobre os medicamentos.

Os mais bem avaliados atualmente são “Lembrete de Remedios e Pilula (Pill Reminder & Medication Tracker)” da Medisafe (Android e iPhone). Tem também o “Alarme de medicamentos – Lembrete de Remédios” da MyTherapy (Android e iPhone).

Outra dica é usar o Assistente do Google ou a Siri, ou Alexa para criar lembretes, principalmente se você tem algum dispositivo em casa com essas assistentes virtuais como o Echo Dot da Amazon. A assistente irá falar e lembrar a hora do medicamento.

Aplicativos de calendário ou calendário de papel para lembrar de tomar remédios

Os calendários online são perfeitos para criar os alarmes e notificações. Você pode usar a Google Agenda ou o calendário Apple ou calendário Outlook para criar os lembretes. Na hora de tomar o medicamento você recebe o alerta no computador, no celular, na pulseira inteligente ou no que estiver conectado ao calendário. Não esqueça de marcar no calendário depois que tiver tomado o medicamento.

Quem não gostar de calendário online, pode utilizar calendário em papel mesmo. Anote as doses diárias e vá marcando conforme tomar as doses.

Combine as doses com alguma atividade diária

Se você pode tomar o medicamento com a comida, combine de tomar sempre na hora do café da manhã, no almoço e no jantar. Ou então marque sempre para tomar antes de dormir, assim na hora de deitar você vai acabar lembrando que precisa tomar os remédios.

Escolha uma atividade que você faça diariamente e sabe que não irá esquecer. Deixe o medicamento em local de fácil acesso e que você consiga ver todos os dias. Evite deixar no banheiro, pois o vapor do chuveiro pode estragá-los.

Caso seu medicamento tenha que ficar na geladeira ou freezer, coloque um aviso na porta da geladeira.

Combine de tomar junto do cônjuge ou amigo

Caso seu cônjuge tome medicamentos diários ou você more com amigo, ou familiar que também faça uso de medicamentos diários, combine de tomarem as doses na mesma hora. Assim um irá lembrar o outro.

No caso de pessoa idosa, que tenha problemas de visão, ajude a arrumar a caixa de comprimido colando fotos do medicamento e escrevendo a dose, nome e horário em cada um deles. Assim a pessoa poderá identificar mais facilmente o medicamento e o horário.

Converse com o médico sobre o regime terapêutico medicamentoso

Se estiver achando muito complicado os horários de tomar a medicação, você pode conversar com seu médico para saber se é possível unificar alguns deles. Ou então, se ele pode modificar um medicamento que você tome três vezes ao dia para outro semelhante que seja necessário apenas uma dose por dia.

É muito importante conversar com seu médico para explicar o problema. Ele poderá informar se é preciso separar alguns dos remédios devido a efeitos colaterais ou interações medicamentosas.

Por que é perigoso esquecer de tomar seus remédios?

Algumas pessoas acreditam que não tem problema esquecer o horário do remédio e tomar algumas horas depois ou pular a dose. Mas isso não é verdade. Todo medicamento tem uma meia-vida, que é o tempo que leva para o corpo eliminar metade da dose do medicamento. Se você toma o medicamento de maneira correta, o corpo fica no estado “estável”, que é quando a quantidade de medicamento que entra no corpo é igual à quantidade que sai.

Ao tomar incorretamente, você fica com menos remédio no corpo, podendo trazer consequências graves para sua saúde. Imagine um remédio de pressão, se você esquece de tomar ou toma muito depois do horário, a pressão poderá aumentar neste tempo, e ter efeitos nocivos para seu coração.

Portanto, não deixe de seguir o horário correto do seu medicamento.