Você conhece os sintomas do refluxo gastroesofágico? Neste post tentamos esclarecer todas as suas dúvidas sobre os sintomas desta doença que caso não tratada, pode trazer vários danos para a saúde.

A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) é um distúrbio digestivo que afeta o esfíncter esofágico inferior (LES), um anel muscular que separa o esôfago do estômago.

Normalmente este anel se abre apenas quando engolimos, para o alimento ir para o estômago, se mantendo contraído a maior parte do tempo para não deixar que o ácido do estômago vá para o esôfago.

Nas pessoas que têm este distúrbio o esfíncter não se contrai, permanecendo relaxado quando a pessoa come e assim o suco digestivo entra no esôfago, irritando o local. Por isso o nome, refluxo que é “retornar”, o conteúdo do estômago retorna para o esôfago. Vamos falar aqui sobre alguns sintomas do refluxo gastroesofágico DRGE, como você pode saber se está com este distúrbio ou não.

Alguns fatores podem contribuir para deixar o esfíncter esofágico inferior enfraquecido como, por exemplo, cigarro, gravidez, álcool, obesidade, alguns medicamentos e alimentos e até a hérnia de hiato.

Sintomas do refluxo gastroesofágico

Nem todas as pessoas que sofrem de refluxo apresentam sintomas diários ou muito frequentes. Mas os principais sintomas na maioria dos casos são os seguintes:

Azia e refluxo ácido

A pessoa sente uma queimação desconfortável no peito, a azia. Geralmente é sentida logo abaixo do esterno, na parte superior do abdômen, podendo se espalhar para peito e garganta. Piora depois de comer ou quando se inclina ou quando se deita.

E o refluxo ácido é quando o conteúdo do estômago é trazido de volta, regurgitado, para cima para sua garganta e boca. Pode causar um gosto amargo na parte detrás da boca.

Inflamação do esôfago (esofagite)

Pode ocorrer inflamação do esôfago devido a exposição prolongada ao ácido do estômago. O esôfago fica estreitado causando dificuldade para engolir comida, como se tivesse algo preso na garganta, podendo ocorrer dor para engolir. Além disso é perigoso pois pode desenvolver úlcera. Em casos graves pode ser necessário operação para corrigir o estreitamento do esôfago.

Sintomas do refluxo gastroesofágico DRGE
Sintomas do refluxo gastroesofágico DRGE

Mau hálito, inchaço e arroto

Pode ocorrer mau hálito por causa do conteúdo do estômago que volta para a garganta e a boca. A pessoa também pode se sentir inchada, sem vontade de comer como se estivesse cheia e ainda ter arrotos.

Dor de garganta e rouquidão

Pode ocorrer dor de garganta causada pelo refluxo ácido. Algumas pessoas também têm rouquidão, pigarro ou secura.

Tosse persistente, chiado e engasgo noturno

Pode ocorrer tosse crônica principalmente durante a noite, com chiado. E no momento da tosse ocorrem engasgos junto, como se a pessoa estivesse sufocado sem conseguir respirar. É uma tosse bem feia que pode assustar os que estão por perto.

Além desses sintomas também podem ocorrer cáries e doenças da gengiva por causa do ácido estomacal. Quem tem asma os sintomas da mesma podem piorar pois o ácido causa irritação nas vias aéreas.

É muito importante que você procure seu médico se algum dos sintomas acima estiverem ocorrendo várias vezes na semana. Ou se já tiver tomado remédio para azia e não está melhorando. Ou caso esteja com dificuldades para engolir. Não deixe o caso se tornar crítico!

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.