O que posso fazer para tentar controlar diarreia

O que posso fazer para tentar controlar diarreia? Quais mudanças devo fazer na alimentação para tentar reduzir o problema? Neste post trazemos algumas dicas de alguns alimentos que você pode adicionar e remover da dieta diária, quando estiver sofrendo de diarreia.

Lembrando que a mudança alimentar irá influenciar até certo ponto, tudo vai depender da gravidade do seu problema. Em diarreias graves, que não melhorem dentro de cinco dias com febre e dor abdominal, é importante procurar o médico.

O que posso fazer para tentar controlar diarreia?

Cada pessoa tem tolerância diferente a certos alimentos, evite aqueles que costumam lhe causar gases, cólicas e diarreia.

Alimentos em temperatura ambiente costumam causar menos problemas do que se estiverem muito quentes ou frios. Mas não deixe o alimento na temperatura ambiente por muito tempo, o risco de propagar bactérias nocivas é grande!

Dicas para ajudar a controlar diarreia

Se estiver com cólicas não ingira alimentos que produzam gases como bebidas com gás, feijão, couve-flor, couve, brócolis, entre outros. Chiclete também pode aumentar a produção de gases.

Como a diarreia causa desidratação, você deve repor líquidos e minerais. Para isso, beba bastante água, caldos, sucos de frutas e isotônicos como Powerade e Gatorade, que ajudam a repor sais minerais. Não esqueça de beber bastante líquidos entre as refeições.

Consuma alimentos ricos em potássio, pois a diarreia causa a perda deste elemento. Sem potássio nos sentimos mais fracos e sem disposição. Alguns alimentos ricos em potássio são bananas, damasco, pêssego, batata e carnes (peixes e vermelhas).

Modifique sua rotina de alimentação para comer mais vezes em menores quantidades. Evitando que o estômago e intestino fiquem muito cheios.

Evite o consumo de alimentos gordurosos, fritos, com muito molho e muito temperados. Eles costumam piorar a condição.

Evite consumir ameixas ou beber suco de ameixa, ela é uma fruta que tem efeito laxante.

Caso não esteja acostumado a beber leite regularmente, evite beber enquanto estiver com a diarreia.

Consuma as carnes bem cozidas, dando preferência para fazê-las assadas ou grelhadas.

Lembre-se, se a diarreia não melhorar dentro de cinco dias, e você estiver com febre e dores abdominais, procure seu médico. A desidratação pode ser perigosa.