Como limpar pincéis de maquiagem

Como limpar pincéis de maquiagem para a sujeira não prejudicar a pele? É muito importante manter os pincéis de maquiagem limpos, pois a umidade e óleo acumulados podem propagar bactérias nocivas, que trazem problemas para saúde da pele. Além disso, a maquiagem acumulada não permite que o pincel exerça sua função da maneira correta. Neste post trazemos algumas dicas de como realizar a limpeza desses pincéis que entram em contato com a sua pele.

Dicas de como limpar pincéis de maquiagem

Comece enxaguando os pincéis/escovas de maquiagem usando água morna (mais para fria do que quente). Evite encharcar a base das cerdas, pois isso irá inchar o local fazendo as cerdas se soltarem. Se a base cair, não tem como consertar, o pincel deve ser descartado.

Como limpar pincéis de maquiagem

Coloque um pouquinho de sabão de bebê (ou sabão líquido para pele) na palma da sua mão. Esfregue delicadamente as cerdas do pincel no sabão na palma da sua mão para fazer espuma.

Em seguida enxágue em água morna deixando as cerdas viradas para baixo. Não deixe a água cair demais na base que prende as cerdas, tenha cuidado! Vá enxaguando e passando sua mão, para ajudar na remoção do sabão.

Coloque um papel toalha em cima da bancada da pia e vá passando o pincel delicadamente na toalha de papel. Ajude com a outra mão, passando o papel toalha por cima também. Depois deixe o pincel deitado em cima do papel toalha seco, em uma área bem ventilada, para que seque por completo.

A secagem completa do pincel pode demorar algumas horas, portanto tenha paciência. Não utilize secador de cabelo para secar, pois o calor pode distorcer as cerdas.

Nos pincéis premium, com cerdas naturais, uma dica é utilizar condicionador de cabelo para restaurar a flexibilidade das cerdas no final do processo. Funciona da mesma forma que um cabelo, deve-se passar condicionador após lavagem.

Uma alternativa para quem estiver com medo de lavar no sabão e água morna, é utilizar produtos próprios para limpeza de pincel de maquiagem conhecidos como higienizadores de pincéis. Existem versões elétricas, alguns possuem álcool, outros são feitos com sabonete. É importante verificar no rótulo da embalagem.